1.6.10

Havaianas em campanha internacional





As Havaianas aproveitam a proximidade do verão no hemisfério norte para lançar uma nova campanha internacional. Simples, colorida e alegre, a campanha criada inicialmente para os EUA será veiculada também em outros países onde a marca Havaianas é comercializada (menos Europa). Algumas peças começam a ser publicadas em revista norte-americanas. No Brasil, anúncios estão sendo publicados em datas ou edições especiais.


Nas peças, as sandálias estão em destaque. Delas “brotam” ilustrações que traduzem os valores da marca. Traços simples feitos à mão dão forma a elementos que refletem as características das Havaianas, como o bom humor, a alegria, a liberdade e a diversão. Cada anúncio recorre a um objeto para mostrar as sandálias: num deles, a sandália representa uma banana. Em outro, um sapato se solta da sola e descobrimos que há uma sandália ali dentro que explode em cor ao ser libertada. Num dos anúncios exclusivos para os EUA, as cores escapam de um táxi da cidade, o característico yellow cab.


A direção de arte da campanha é de Marcello Serpa, Julio Andery, Luiz Sanches, Marcus Sulzbacher e Eric Benitez. A direção de criação é de Marcello Serpa e Luiz Sanches. Nos anúncios veiculados no Brasil até agora, a redação é de Marcelo Nogueira. As peças veiculadas nos EUA terão títulos da BBDO NY. A campanha prevê ainda materiais de ponto de venda e, em Nova Iorque, estão sendo pintadas empenas em três diferentes endereços, com os mesmos elementos criados para os anúncios.


A AlmapBBDO trabalha com as Havaianas desde 1994 e é responsável pela comunicação mundial da marca desde 2008. No início, os anúncios criados para o Brasil eram veiculados em revistas internacionais, em português, causando impacto e levando a brasilidade a esses leitores estrangeiros. Em seguida, as campanhas passaram a ser criadas especialmente para cada mercado, obedecendo às particularidades culturais de cada país e à maturidade da marca Havaianas no mercado local, mas mantendo sempre a identidade da marca.


Ficha Técnica - Anúncio
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: “Taxi”, “Perfume”, “Banana”, “Janela”, “Rolo”, “Sapato”, “Novas Lojas”
Produto: Havaianas
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Marcello Serpa, Luiz Sanches, Julio Andery, Marcus Sulzbacher, Eric Benitez
Redator: Marcelo Nogueira (Brasil)
Ilustrador: Daniel Moreno, José Cortizo Junior
Fotógrafo: Hugo Treu
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral
Aprovação: Carla Schimitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Eliana Vilches, Giuliana Tranquilini

No comments: