21.6.10

Jd. das esculturas: arte pública comunitária


O Projeto: Criado em 2008, o Matizes é um produto cultural que integra a proposta pedagógica de educação complementar da Ação Comunitária, através da arte, envolvendo educadores e educandos em criações artísticas com argila. As peças foram desenvolvidas por crianças e jovens de 6 a 21 anos com orientação de profissionais de educação, uma artista plástica (Célia Cymbalista) e uma arquiteta, resultando na criação do “Jardim das Esculturas”, uma exposição permanente e a céu aberto de 60 obras selecionadas para visitação em São Paulo. O projeto envolveu a participação de 2.028 alunos e 42 educadores.


As peças: A criação das peças foi totalmente espontânea. O objetivo do tema livre, é estimular a criatividade e reproduzir a inspiração artística. Máscaras, animais e mulheres grávidas foram algumas das peças desenvolvidas, que após a conclusão das atividades foram agrupadas para a Exposição.

O objetivo: Resgatar habilidades artísticas, fortalecer laços de cidadania e identidade cultural são alguns dos objetivos do projeto Matizes que integra a arte ceramista na vida de crianças e jovens da periferia como forma de conhecimento. O projeto enfatiza o pensar sobre a arte e o fazer a arte, por meio do manuseio da argila e o contato com a história e todo o conceito, permitindo o desenvolvimento pessoal do aluno.



- A exposição permanente será no CEU Campo Limpo. Além da exposição, o Matizes resultou na publicação de um livro, que relata todo o processo de evolução do projeto: desde o histórico, experiência e depoimentos.

No comments: