16.7.10

Exposição Poor-Art


A IQ ART Gallery do Espaço Cultural Chakras, em parceria com a marchand Livia Doblas, apresenta a partir do dia 3 de agosto, às 19h30, a exposição Poor-Art, do artista plástico Flavio Rossi. Entre pinturas e esculturas, a mostra reúne 18 obras que têm como suporte objetos retirados das caçambas de lixo espalhadas pela cidade.

Rejeitados pela perda aparente de suas funções, latinhas de alumínio, sacolas plásticas, papéis, entre outros, são reconstruídos em uma nova estética e adquirem nova funcionalidade, como elementos da linguagem visual, em obras que também contemplam pinturas em tinta.

Flavio Rossi tem sido considerado uma revelação no mundo das artes plásticas, o que se atribui à sua versatilidade, inovação e criatividade. Com técnicas mistas, como spray e tinta acrílica sobre madeira, tela e vidro, suas obras impactam com as cores intensas e vibrantes e com a incrível linguagem que imprime aos objetos retirados do lixo, o que pode ser atestado nas curiosas reproduções de figuras humanas que compõe o acervo do artista. O trabalho de Rossi tem despertado o interesse de galerias estrangeiras, o que lhe rendeu recentemente uma mostra individual em Londres.

Ao longo de toda a vernissage, no dia 3 de agosto, será exibido no lounge do Espaço Chakras um vídeo que traz cenas da rotina de Flávio Rossi durante o processo de criação, além de depoimentos acerca de sua obra. “Nesta exposição, conseguimos mostrar a versatilidade, humor e a alma do artista, que sobressaem até para os espectadores menos atentos!”, diz Livia Doblas, marchand do artista.

Sobre Flavio Rossi, por Ziraldo
"Nessa exposição de Flavio Rossi, vocês vão estar diante de parte da obra de um - exatamente - artista – brasileiro! O que transforma um ser habilidoso e criativo em Artista é uma coisa chamada talento. Puro mistério! Posso, porém, dar algumas dicas sobre o que é talento, essa capacidade que determinadas pessoas têm de realizar, de forma excepcional, a vocação de seu espírito. O mistério está em que não há explicação ao nosso alcance que nos faça entender quando é que alguém é alcançado por esta qualidade humana. O que posso dizer mais, para que se entenda a arte de Flavio Rossi, é que, dificilmente, o verdadeiro talento vem desacompanhado de outra de nossas tendências de comportamento , que é a obsessão. Foi o que o Djavan, talentosíssimo músico popular brasileiro , explicou na letra de uma de suas canções : ele havia recebido “a dádiva de ter nascido ávido” . O Menino Rossi recebeu também essa dádiva e tem , ao longo de sua vida – sou uma testemunha um pouco distante, mas não alheia – mergulhado de alma e de corpo inteiro no mistério de colocar na tela ou no papel , as cores e formas de uma arte que ele não aprendeu de ninguém , porque o que ele faz é samba : “não se aprende no colégio” . Esse capetinha é da mesma idade do Menino Maluquinho , um ano mais velho se tanto . Ele virou esse cara legal!

POOR-ART
De 3 de agosto a 3 de outubro.
Artista: Flavio Rossi
De terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h
Local: IQ Art Gallery, do Espaço Cultural Chakras
Estacionamento: a partir de R$ 10
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo – SP.
Tel. (11) 3062-8813
www.chakras.com.br

No comments: