29.10.10

A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico


A moda pode contribuir para minorar o desconforto do hemiplégico, dada sua condição física? A professora de Moda Fátima Grave acredita que sim e aprofunda o tema de sua tese de mestrado em seu livro A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico, publicado pela Escrituras Editora.

“Trata-se de um duplo problema”, explica Fátima Grave, “primeiro, de ergonomia, pois o hemiplégico tende a desenvolver uma atrofia do lado comprometido que, na maioria das vezes, está paralisado e gera repercussões de postura no lado não afetado; segundo, de moda, visto que não se trata de um vestuário com o objetivo apenas de abrigá-lo, mas também de fazê-lo sentir-se confortável em relação aos padrões sociais das pessoas com as quais convive.”

Com a falta de estudos que sintetizem e substanciem um vestuário adequado para esse segmento da população, o usuário não encontra tais peças à venda no mercado – daí a importância de pesquisas detalhadas sobre as áreas do corpo do deficiente hemiplégico. Dessas preocupações nasceu este livro de Fátima Grave, baseado em pesquisas sobre as características da postura do deficiente físico hemiplégico. Com base nessas pesquisas e depois de estabelecer as definições específicas a respeito de sua condição física, caminhar-se-á para a apresentação de protótipos ergonomicamente ajustados.

Segundo destaca Fátima Grave, “aprofundando o trabalho, venho procurando o apoio de pessoas de diversas áreas: antropólogos, médicos, filósofos e outros especialistas que sustentem e solidifiquem uma nova visão para a moda, a qual deve começar a adotar novas técnicas de confecção de roupas para hemiplégicos que visem a integrá-los à sociedade.”

Sobre a autora:
Maria de Fátima Grave é doutoranda pela Universidade do Minho, Portugal, mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Senac, pós-graduada em Moda e Comunicação pela UAM, especialista em Estilo pela Esmode de Paris, graduada em Economia Doméstica pelas Faculdades Integradas Teresa D’Avila de Santo André, fez Complementação em Pedagogia na Universidade do Grande ABC, é técnica em Educação Doméstica pela Escola Estadual Carlos de Campos. Pesquisadora de Modelagem Ergonômica com finalidade de melhorar a qualidade de vida com finalidade de melhorar a qualidade de vida e o conforto do indivíduo. Recebeu o prêmio jornalístico “Mulheres em destaque” categoria moda (2007). Diretora e estilista responsável pelo “Reafashion” há 8 anos, e voluntária da Fundação Selma na Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação e Inclusão. Pesquisadora de vestuário com design ergonômico para pessoas portadoras de deficiência física junto à Clínica CURAT e à Fundação Selma (desde 1998). Participou do I Congresso Internacional sobre Deficiência em Braga/Portugal, em 2010. Professora mestre do Centro Universitário Belas Artes, São Paulo. Autora dos livros A modelagem sob a ótica da ergonomia, Modelagem tridimensional ergonômica e A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico, esses dois últimos publicados pela Escrituras Editora.

Título: A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico
Autora: Maria de Fátima Grave
Gênero: Vestuário: Modelagem/Moda/Ergonomia/Hemiplégicos
ISBN: 978-85-7531-375-6
Formato: 16 X 23 cm, brochura
Páginas: 128
Peso: 215 g
Preço: R$ 28,00
Escrituras Editora

No comments: