29.10.10

Modelagem Tridimensional Ergonômica


A Modelagem Tridimensional aplicada à confecção de peças de vestuário consiste em um trabalho de modelagem totalmente artesanal, no qual o profissional modela sobre um boneco, levando em consideração as dimensões antropométricas do usuário correspondentes ao corpo a que a peça se destina. É sobre este tema que trata o livro Modelagem tridimensional ergonômica, publicado pela Escrituras Editora, com o trabalho da mestre em Moda e doutoranda pela Universidade do Minho (Portugal) Fátima Grave.

A Modelagem Tridimensional personaliza o vestuário e é utilizada em ateliês, sendo que hoje já é uma técnica de aplicação comum dada a diversidade de tecidos disponíveis no mercado. Tal fato levou ao desenvolvimento de novos procedimentos na produção industrial.

Segundo Fátima Grave, “a indústria da confecção dispõe de diversas técnicas de modelagem sofisticadas e, ao reunir um bom programa de computador com um bom especialista em modelagem, contando ainda com o tecido ideal, mesmo o modelo mais simplório irá tornar-se uma peça sofisticada. Empresas de confecções devem empregar profissionais que dominem diversas dessas técnicas, o que garantirá uma economia significativa no custo final de seu produto.”

Este obra dedica-se ao esclarecimento da Modelagem Tridimensional, capacitando o estudante e atualizando os profissionais da moda na tarefa de atender à demanda do mercado. Abrange conhecimento básico de tecidos, além de tipos, caimentos e cuidados ao cortá-lo, como tirar medidas, modelagem tridimensional aplicada à saia reta básica, à manga básica, à base de uma blusa, camisa e blazer, os diferentes tipos de golas, (gola bebê assentada e semiassentada, gola xale, gola esporte), confecção de um vestido com recortes, entre outros temas.

Sobre a autora:
Maria de Fátima Grave é doutoranda pela Universidade do Minho, Portugal, mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Senac, pós-graduada em Moda e Comunicação pela UAM, especialista em Estilo pela Esmode de Paris, graduada em Economia Doméstica pelas Faculdades Integradas Teresa D’Avila de Santo André, fez Complementação em Pedagogia na Universidade do Grande ABC, é técnica em Educação Doméstica pela Escola Estadual Carlos de Campos. Pesquisadora de Modelagem Ergonômica com finalidade de melhorar a qualidade de vida com finalidade de melhorar a qualidade de vida e o conforto do indivíduo. Recebeu o prêmio jornalístico “Mulheres em destaque” categoria moda (2007). Diretora e estilista responsável pelo “Reafashion” há 8 anos, e voluntária da Fundação Selma na Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação e Inclusão. Pesquisadora de vestuário com design ergonômico para pessoas portadoras de deficiência física junto à Clínica CURAT e à Fundação Selma (desde 1998). Participou do I Congresso Internacional sobre Deficiência em Braga/Portugal, em 2010. Professora mestre do Centro Universitário Belas Artes, São Paulo. Autora dos livros A modelagem sob a ótica da ergonomia, Modelagem tridimensional ergonômica e A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico, esses dois últimos publicados pela Escrituras Editora.

Título: Modelagem tridimensional ergonômica
Autora: Maria de Fátima Grave
Ilustrações: Luciana Batista
Gênero: Vestuário: Modelagem/Moda
ISBN: 978-85-7531-376-3
Formato: 14 X 21 cm, brochura
Páginas: 112
Peso: 155 g
Preço: R$ 26,00
Escrituras Editora

No comments: