20.1.10

Rubens Ianelli


Pintor singular e autodidata, o paulistano Rubens Ianelli é tema de livro que apresenta uma amostra representativa de sua obra, passando pelos seus mais de 40 anos de carreira. O lançamento é da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Museu Afro Brasil.

Rubens Ianelli
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Museu Afro Brasil
248 páginas (ilustrado)
R$ 140,00

Com mais de quatro décadas de trajetória artística, Rubens Ianelli elaborou uma linguagem pessoal, resultado de suas múltiplas vivências. Pintor, desenhista e escultor, mas também médico e humanista, Ianelli se relaciona com o mundo por meio de uma produção artística que carrega suas preocupações sociais. “Filho de Arcângelo Ianelli e sobrinho de Thomaz Ianelli – que marcaram as artes plásticas brasileiras no século 20 –, Rubens Ianelli criou uma espécie de alfabeto visual com o qual torna visíveis seus sonhos e utopias. “A bibliografia sobre Rubens Ianelli atualmente disponível é escassa e a publicação deste livro é fundamental para ampliar o acesso à sua arte”, afirma Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial.
O lançamento acontece no dia 25 de janeiro, a partir das 13 horas, no Museu Afro-Brasil –
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera, Portão 10. No mesmo dia e local a Imprensa Oficial também lançará Miguel Costa – Um Herói Brasileiro”, de Yuri Abyaza Costa; “Breve História do Estado de São Paulo”, de Marco Antonio Villa; e “Palco Paulistano, Fotografias de Vânia Toledo

O livro traz criações de vários períodos da produção do artista, especialmente as obras realizadas neste século. Além das reproduções de alta qualidade gráfica, o volume apresenta textos curtos – mas esclarecedores – sobre o percurso e as preocupações do artista, assinados por um renomado time de críticos de arte, como Fabio Magalhães, Emanoel Araújo, Paulo Ramos Machado e Otoni Mesquita. Uma síntese cronológica da vida e da obra – redigida pela escritora Mariana Ianelli –, além de fotografias do artista em vários momentos de sua vida, completam o volume.

A sugestão de movimento permanente da linha (cerne da arte de Ianelli) arrebata o olhar e instala uma poesia serena, que convida à reflexão. “Emergindo de suas telas, as fantásticas aparições figurativas, faces, algumas apenas sugeridas, outras com olhar velado por uma pungente tristeza, nos propõem inquietantes perguntas”, anota Paulo Ramos Machado.

“Rubens é pintor e escultor. Contrasta os grandes formatos de suas pinturas e as pequenas formas apropriadas de suas esculturas. Pintor e escultor se confundem pelo uso sensível da cor e por criar uma simbiose de ideias construtivistas, em que a cor e a forma agem juntas para definir o seu fascínio por uma paisagem imaginária e por símbolos que dançam no espaço com uma musicalidade de câmara”, escreve Emanoel Araújo.

“Este livro revela um artista maduro, que já construiu sua linguagem, seu modo de interpretar o mundo. Na sucessão das páginas, apesar da diversidade de cada obra, sinto-me levado a estabelecer ligações de continuidade com as obras seguintes, como se houvesse pontes entre elas. Pontes que atravessam as águas e as correntezas de um único e caudaloso rio”, observa Fabio Magalhães.

No comments: