19.1.11

Fundação Brasilea e Choque Cultural apresentam a exposição Streetart Und Graffitti Aus São Paulo na Suíça


Entre os dias 20 de janeiro e 10 de março, a Fundação Brasileia, mantida por Daniel Faust para fomentar a cultura brasileira na Suíça, vai mostrar, na cidade de Basel, a produção de arte urbana e contemporânea produzida por artistas da Choque Cultural em “Streetart Und Graffitti Aus São Paulo”, com exclusividade.

O período expositivo abrange uma exposição fotográfica de Zezão com novas fotos do artista, bem como a exibição de filmes e apresentação de livros. Além disso, uma seleção de peças originais de Carlos Dias, Daniel Melim, MZK, Nove, Pjota, Presto, SHN, Speto e Zezão estará exposta. O filme Temporal, de Stephan Doitschinoff também será exibido, mostrando seu trabalho de site specific executado em Lençóis, na Bahia.



Com os artistas presentes por conta deste intercambio entre nações, no dia 20 de janeiro, haverá um vernissage com intervenções de Carlos Dias, Daniel Melim, Presto e Zezão e do coletivo SHN pelas ruas.

A exposição da Choque Cultural na Fundação Brasilea coincide com a realização da Noite dos Museus em que é organizada uma espécie de Virada Cultural: museus da cidade permanecem abertos até às 2h suportados pelo funcionamento do transporte público no mesmo período (barco, ônibus e bonde). Tudo gratuito, entre às 18h do dia 21 e às 2h do dia seguinte.



Nesse período, os artistas brasileiros farão live paintings dentro do espaço da Fundação que também apresentará música e comida brasileiras. O galerista Eduardo Saretta, acompanhado dos artistas da Choque Cultural e locais, participa de um debate sobre a arte pública contemporânea. Há ainda uma visita guiada pelos murais e painéis que compõem a paisagem de arte urbana local, que é reconhecido por ser uma zona portuária localizada na divisa entre Suíça, França e Alemanha e ter o maior índice populacional do país, com mais de 160 mil habitantes. Além disso, a cidade também é sede de uma das mais importantes feiras de arte do mundo, a Art Basel.



Fundação Brasilea e Choque Cultural apresentam:
Streetart Und Graffitti Aus São Paulo (Grafitti e Arte de Rua de S. Paulo)
20 de janeiro a 10 de março de 2011
Vernissage: 20 de janeiro às 18h
Noite dos Museus: 21 de janeiro, das 18h às 2h
Fundação Brasilea www.brasilea.com
Westquaistrasse CH 39-4057 Basel +41 61 262 39 39
De segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h

Patrocínio: KLM
Apoio: Red Bull, Ministério da Cultura, Fundação Bienal de S. Paulo e Programa Brasil Arte Contemporânea

No comments: