19.1.11

Palestra e oficina sobre técnicas e processo criativo da moda


No 3º Circuito de Moda e Arte, o estilista Mário Francisco fala sobre o desenvolvimento de uma coleção, enquanto o tipógrafo Cláudio Rocha demonstra a aplicação da tipografia em camisetas trazidas pelo público

Na semana de 26 a 29 de janeiro, o 3º Circuito Moda e Arte apresenta programa educativo com palestra, oficina criativa e bate-papo com estilista e artistas gráficos, que tem como tema o processo criativo da moda. Gratuitas, as atividades acontecem na Aliança Francesa - Unidade Centro e na Casa das Rosas.

Na Aliança Francesa do Centro, estudantes, profissionais e fãs da moda terão a oportunidade de assistir à palestra "A moda contemporânea", ministrada pelo estilista Mário Francisco, da grife Dermetropol e docente do curso de moda do Senac-SP.

Durante a apresentação, o estilista, que se destacou na passarela da última edição da Casa dos Criadores com peças masculinas concebidas a partir de diversas experimentações de modelagem, promoverá um amplo debate em torno da trajetória da sua marca, abordando temas como inspiração, processo criativo e desenvolvimento de coleção. A proposta é propiciar ao grande público o contato direto com os bastidores da moda, através de fotos e vídeos de antigas coleções.

Ainda na Aliança será realizada a oficina criativa "A moda x tipografia", ministrada por Cláudio Rocha, tipógrafo e editor das revistas Tupigrafia e Tipoitalia. O workshop visa o contato direto dos participantes com a arte da tipografia e a sua aplicação na moda. Os participantes poderão trazer uma camiseta para fazer a impressão de tipos.

Já na Casa das Rosas, Cláudio Rocha também receberá o público para um bate-papo descontraído, com tema "Oficina Tipográfica São Paulo". O encontro criativo, que também contará como tipógrafo e artista plástico, Marcos Mello, tem como objetivo abordar a arte da tipografia.

O Circuito Moda e Arte é idealizado pelo artista plástico Danilo Blanco e promotor cultural Fernando Zelman, da Galeria Central, com apoio institucional do São Paulo Fashion Week. Trata-se de uma multiprogramação que tem como objetivo promover acesso democrático à cultura da moda, por meio de uma série de atividades gratuitas ao público em geral. O projeto conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Aliança Francesa e Amni/Rhodia, além do apoio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.

A programação completa do Circuito também pode ser acessada pelo www.galeriacentral.org

Programa educativo


CASA DAS ROSAS - Av. Paulista, 37 - (11) 3285-6986 / 3288-9447 - Acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais.
Encontro criativo "Oficina Tipográfica São Paulo"
Convidados: Cláudio Rocha, tipógrafo e editor da revista brasileira Tupigrafia e da revista internacional Tipoitalia. Marcos Mello, tipógrafo e artista plástico
Data: 26 de janeiro, quarta-feira
Horário: às 19h
Entrada franca
Número de vagas: 50 lugares
Inscrições: galeriacentral@hotmail.com
Classificação: Livre
Patrocínio: Aliança Francesa
Realização: Galeria Central, Casa das Rosas Haroldo de Campos, Poiesis, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Estado de São Paulo
Co-patrocinio: Amni/Rodhia
Apoio: Centro Cultural Banco do Brasil e Reserva Cultural.

Aliança Francesa/Unidade Centro - Rua General Jardim, 182 - Acesso para portadores de necessidades especiais.

Dia 29/01
16h - Palestra "A moda contemporânea"
Número de vagas: 210 lugares
Entrada: franca
Inscrições: galeriacentral@hotmail.com

17h30 - Oficina criativa "A Moda x Tipografia"
Número de vagas: 10 lugares
Entrada: franca
Inscrições: galeriacentral@hotmail.com

Sobre Galeria Central
A Galeria Central é um dinâmico laboratório de ideias, sob coordenação do artista plástico Danilo Blanco e do produtor cultural Fernando Zelman, que desde 2001 direciona suas ações para produção, difusão e democratização do acesso à arte e cultura contemporânea. Seus projetos envolvem, em sinergia, o protagonismo juvenil urbano, novos talentos do ambiente acadêmico e nomes consagrados, com ênfase na mixagem de gêneros de expressão.

No comments: