26.2.11

Designer gaúcho ganha workshop da ação Maxi Gráfica e abcDesign


Depois de mais de 20 mil votos, ”Promoção Maxi Minha Capa da ABC” tem seu ganhador. O gaúcho Luciano Brião da Costa ganhou o workshop com a diretora de criação da Wolff Olins, Marina Willer, e será uma das 10 capas colorindo as bancas do Brasil.

Para divulgar as possibilidades da impressão digital colorida com dados variáveis, Maxi Gráfica, abcDesign e Blu Comunicação Integrada se uniram para mobilizar criativos de todo o país a experimentarem na prática esse serviço.

Numa ação inédita no Brasil, todas as pessoas que mandaram a sua arte para a promoção vão receber em casa uma revista única e personalizada para chamar de sua. Serão 251 capas diferentes, um resultado que impressionou as três empresas. “Sabíamos que ações que pedem que as pessoas criem algo para mandar podem ser arriscadas, mas para inovar é preciso tentar”, pondera Anibal Mesquita, gerente comercial da Maxi.

Das 251, um júri selecionou as 10 melhores que irão compor os exemplares à venda nas bancas em março próximo. Marcos Minini, diretor de criação na Brainbox Design Estratégico, explica que por não ter havido um briefing, que limitaria a liberdade dos participantes, as decisões tiveram que se basear na estética. “Estilo, tema e técnicas foram os itens levados em conta”.

Os outros dois jurados foram os premiados Crystian Cruz e Jair de Souza. Cruz trabalhou como diretor de arte na editora Abril e hoje é consultor em design editorial cross-media e tipografia. Jair atuou na França durante dez anos. Hoje dirige um escritório com seu nome fazendo projetos expográficos, multimídia e editorial.

Por meio de votação, das 10 artes o público decidiu que Luciano Brião da Costa, de Porto Alegre, foi o merecedor do workshop com tudo pago da Marina Willer, diretora de criação da Wolff Olins, que estará no abcDesign Conference, 10 e 11 de maio. Brião teve a maior porcentagem, 24,3%, dos 20773 votos.

As outras nove capas foram: André Coelho, Marcela Lima do Coutto Gil, Paola Monique Tavares, Joana Heck, Bianca Damasceno, Elvis Benício, Cauan Rolim, Daniel Miranda Barreto e Oriovaldo Severino Marque.

1 comment:

Alex Nascimento said...

A colagem foi uma boa maneira de criar uma capa que fugisse um pouco das tradicionais capas da abdcDesign.

Acredito que isso pesou mais na hora da decisão, a personalidade.