10.3.11

Campanha institucional “Mulheres evoluídas” marca a grande virada da Bombril



Com investimento da ordem de R$ 40 milhões, a maior campanha publicitária da empresa traz uma série de ineditismos em sua comunicação: mulheres como protagonistas, consumidoras mais jovens como público-alvo e reforço do diversificado portfólio da Bombril

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Bombril – empresa que oferece uma solução completa em limpeza doméstica, com produtos em todas as categorias e liderança em esponja de aço, desinfetantes e saponáceos - coloca no ar sua nova campanha institucional, intitulada Mulheres evoluídas.

Sob o mote “Bombril, os produtos que evoluíram com as mulheres”, a campanha assinada pela DPZ, marca o início de uma nova fase na comunicação da empresa. Pela primeira vez nos últimos 33 anos, Carlos Moreno não protagonizará os filmes e anúncios, cedendo, temporariamente, sua bancada para três mulheres: as atrizes Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzi.

Ao inovar com a presença de mulheres como estrelas de sua campanha, a Bombril tem um objetivo bem definido: colocá-las como protagonistas da história, valorizando estas que foram as responsáveis pela evolução da empresa e propiciando uma comunicação de mulher para mulher.

O bom humor e a irreverência, que historicamente fizeram parte das campanhas da Bombril e que contribuíram para que ela fosse considerada a Marca do Século, também estão presentes em Mulheres evoluídas, mas com uma roupagem diferente, adaptada às protagonistas e dirigida, pela primeira vez, a mulheres mais jovens.

Nos filmes da campanha, que vão ao ar a partir de 14 de março, as atrizes satirizam os homens e enaltecem os produtos da empresa, mostrando a diversidade do portfólio oferecido pela Bombril, que vai muito além da esponja de aço, abrangendo 28 marcas, como Tanto, Mon Bijou, Limpol, Pinho Bril, Sapólio Radium, Pratice e Lysoform, entre seus mais de 400 itens.

“Está é a maior campanha publicitária da Bombril, que quer se firmar como maior e melhor empresa de solução em limpeza doméstica do Brasil. Queremos reforçar que a Bombril é muito mais que esponja de aço. Queremos que as brasileiras vejam a Bombril como a marca que evoluiu com a mulher.”, ressalta Marcos Scaldelai, diretor de Marketing da Bombril.

Cerca de R$ 40 milhões foram investidos na campanha, composta por quatro filmes, anúncios em mídia impressa e uma forte ação na Internet.

Campanha online
A campanha online da Bombril parte de uma proposta inusitada da REPENSE. Com o lançamento da Plataforma AME – Associação das Mulheres Evoluídas, a marca amplia sua presença na web com uma comunicação irreverente para as mulheres, através do site www.mulheresevoluidas.com.br.
“A Bombril tem uma forte ligação com a mulher brasileira e foi criada uma campanha que fala da evolução delas e de toda linha de produto. Utilizando a interação que o digital permite, criamos uma plataforma de comunicação com forte envolvimento nas redes sociais: a AME - Associação das Mulheres Evoluídas, que terá todas as ferramentas necessárias para ajudar o homem delas a evoluir também. Afinal, ‘Quem ama adestra’,” diz Otavio Dias, presidente da REPENSE.

Uma das interações disponíveis no site são os vídeos “O Homem Como Deveria Ser”, em que eles executam tarefas como, por exemplo, lavar louça. Com essa ferramenta, a consumidora poderá personalizar os vídeos disponíveis com o rosto de seu marido ou namorado e enviar para as amigas ou compartilhar nas redes sociais.

Há também o “Control Men”, um controle remoto online com tarefas domésticas específicas para os homens. Ao apertar um comando, a função pedida aparecerá e um modelo irá executá-la.

Outra ferramenta importante é o SAC(h) - Serviço de Atendimento às Consumidoras de Homens, que também estará disponível em aplicativo para celular. As consumidoras poderão tirar dúvidas sobre como agir com seus maridos, namorados, ficantes e afins com blogueiras. A melhor pergunta elaborada ganhará prêmios.

Também faz parte dessa campanha a AME Store. Uma loja com produtos fictícios que ajudam as mulheres evoluídas.

O primeiro disponível é o “Educarpet for Men”. No produto virtual, toda vez que um homem fizer algo errado no banheiro, levará um choque no pé, seja urinar fora do vaso, não dar descarga ou não levantar a tampa. No decorrer da campanha, outros produtos da AME Store serão lançados e outros até criados pelo público através de concurso cultural em redes sociais.
A criação da campanha foi dirigida por Jose Luis Vaz e Ludwig Goulart que são sócios do núcleo digital da REPENSE.

Fichas técnicas
DPZ
Cliente: Bombril
Produto: Institucional
Agência: DPZ Duailibi Petit Zaragoza Propaganda
Diretor de Criação: Francesc Petit, Fernando Rodrigues, Diego Zaragoza, Rafael Urenha e Marcello Barcelos.
Criação: Fernando Rodrigues, Rafael Urenha, Marcello Barcelos, Ronaldo Ferreira, Thomaz Dantas e Tiago Zanatta.
Atendimento Agência: Maria Pestana, Rodrigo Picolo e Fernanda Camargo
Planejamento Agência: Raphael Barreto, Paula Gabriel, Joanna Moura e Christiane Toledo
Mídia Agência: Flávio Rezende, Ivan Rysovas, Adriana Fávaro,Fernanda Nunes, Boaventura Junior e Marien Tuchler
Aprovação Cliente: Marcos Scaldelai
Filmes
Títulos: Dona Marisa, Adestramento, Tropa de Elite e Palmito.
Secundagem: 30”
Produtora Imagem: O2 Filmes
Direção Imagem: Kitty Bertazzi
Fotografia: Alexandre Ermel
Montagem: Lucas Gonzaga
Produtora Trilha: Satélite Audio
Finalização: O2 Filmes
Computação e Animação: Equipe O2 Filmes
RTVC: Paulo Moraes e Vanessa Wallner
Mídia Impressa
Fotos Atrizes: Alexandre Ermel
Fotos e 3D Produtos: Manipula
Art Buyer: Sophie Lanes e Marcia Granja
Gráfica: Stillgraf
Produtor Gráfico: Sergio de Freitas e Marcos Moura

REPENSE
Anunciante: Bombril
Produto: Institucional
Agência: REPENSE
Direção de Criação: Jose Luiz Vaz, Ludwig Goulart e Valmir Leite
Criação: José Luis Vaz, Ludwig Goulart, Diogo Microwave e Ton Martins
Redes Sociais: Manu Rangel, Renata Lino e Afonso 3D
Criação de conteúdo: Revista M
Atendimento: Humberto Surian, Adriana Myssior e Priscilla Pires
Planejamento: André Faria e Manu Rangel
Mídia e Canais de Comunicação: José Reinaldo Gomes
Aprovação: Marcos Scaldelai, Ricardo Sampaio e Debora Ambar
Gerência de Projeto: Rosangela Leal e Fernando Alzamora
Desenvolvimento: Mike Ribera

No comments: