8.4.11

Mostra apresenta talentos do design


Mais uma exposição integrará a programação do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP). Além de ‘Marcas do Expressionismo’, o público poderá conferir trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de Desenho Industrial, que ficará em cartaz no mezanino até 14 de abril.


 

Cartazes com o tema do Dia da Consciência Negra compõem a primeira parte da exposição. Serão apresentados cerca de 50 trabalhos que participaram do concurso ‘Consciência Negra em Cartaz’, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo no final do ano passado.

O público poderá conferir ainda trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso: luminárias, displays de ponto de venda, objetos de cerâmica, ilustrações, capas de livros cujo design gráfico foi elaborado pelos estudantes, entre outras peças que mostram o talento e a criatividade dos futuros designers.

A exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00. Sábados e domingos, o horário de visitação é das 13h00 às 17h00. O MAB-FAAP está localizado na Rua Alagoas, 903 – Higienópolis. A entrada é gratuita.


 

Em busca do sucesso
Os alunos do curso de Desenho Industrial da FAAP são reconhecidos por desenvolver projetos que reúnem criatividade, ergonomia, beleza e inovação. Exemplo disso é o trabalho da aluna Aline Karlovic Burgos, que venceu o ‘Prêmio Tok&Stok de Design Universitário’ do ano passado. O concurso premiou o melhor móvel elaborado a partir do tema “Empilhar”. Foram 434 inscritos. Aline venceu com o Kid’s Blok, um móvel composto por duas peças que pode funcionar como cadeira ou como estante, quando empilhado.

O prof. Milton Francisco Junior, coordenador do curso, acredita que participar de concursos é uma ótima oportunidade para o aluno enriquecer o currículo. “Buscamos incentivar a participação dos nossos alunos porque é uma forma de estimular a criatividade, além de preparar esses jovens para enfrentar a concorrência no mercado de trabalho”, acrescenta.


Aline começou bem a carreira, já que o seu projeto vai integrar a linha de produtos da Tok&Stok por ser considerado industrial e comercialmente viável.

O estudante Lucas Wilkinson Gras segue o mesmo caminho de Aline. O jovem conquistou o prêmio ‘Setor de Resíduos’ do concurso de design promovido pelo Sebrae de Minas Gerais. Lucas venceu com a criação de um porta-sabonete em formato de gota, que é confeccionado em ardósia, tem pé de borracha, uma grelha de alumínio, e foi desenvolvido nas aulas de Ecodesign e Projeto de Produto da FAAP. A intenção do projeto, que tem viés sustentável, é economizar sabonete, uma vez que o mantém seco por estar suspenso em uma grade.

Outro vencedor é o aluno Leonardo Gonçalves Valente, que ganhou o concurso ‘Inter-Faculdades’, promovido pela Kasinski. Leonardo recebeu o prêmio “Emerson Fittipaldi de Design” das mãos do próprio piloto pelo projeto de customização de uma motocicleta, elaborado a mão. “É muito gratificante ver nossos alunos recebendo prêmios antes mesmo de terminarem a graduação. Demonstra como o conhecimento técnico proporcionado pelo curso e a determinação e competência desses jovens podem ser fatores de sucesso”, destaca o professor Milton.


 

Exposição dos alunos de Desenho Industrial
Período: até 14/04/2011
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00
Sábados e domingos, das 13h00 às 17h00
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Entrada gratuita

No comments: