18.5.11

Expressão em fogo propõe diálogo entre o tradicional e o contemporâneo

Expressão em fogo é o nome da primeira individual do artista plástico Luiz Victor Vieira. São 40 peças e instalações produzidas em cerâmica, ferro e madeira que remetem ao conceito de peças fossilizadas, envelhecidas e calcinadas pelo tempo. A abertura da mostra acontece dia 24 de maio, das 19h às 22h, na Galeria Garcia, na capital paulista.As peças da exposição – agrupadas em quatro séries: Instalações, Ossos, Contenedores e Folhas – foram desenvolvidas tendo como base a cerâmica com queima na técnica japonesa raku.

“Luiz Victor sempre me surpreendeu com seus trabalhos. Eles refletem tanto um caminho determinado como uma busca pessoal pela beleza, processo que já resultou num conjunto harmonioso de peças em cerâmica”, afirma a ceramista paulista Sara Carone, que acompanha o desenvolvimento artístico de Luiz Victor desde 1996.

Em 2009, o artista recebeu medalha de prata na categoria Craft na 3ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Luiz Victor participou também de várias exposições coletivas, entre elas, a Arte da Vila nos anos de 2010 e 2011.

De acordo com Patrick Paul, livre-docente em Ciências da Educação pela Université François Rabelais de Tours, na França, e autor do texto do catálogo da exposição, “uma obra é como um bom prato (...) a intuição criadora do chef, relacionada com o conhecimento dos ingredientes, um bom controle do fogo (...) Quanto ao fogo, a arte [do Luiz Victor] impõe seu perfeito domínio. E também a surpresa de alguns choques térmicos que ‘craquelam’ a obra, mas que, como nas antigas tiragens do I Ching, abrem o seu sentido e valorizam sua beleza”.




Obra1
Título: Personagem Azul
Série Instalações
Técnica: Cerâmica esmaltada com queima em raku, ferro de construção e arame cozido
Dimensão: 650 X 150 X 150 mm
Ano: 2010


Obra2
Título: Composição “in natura”
Série Folhas
Técnica: Cerâmica esmaltada com queima de raku e sementes de olho de cabra
Dimensão: 320 x 210 x 110 mm
Ano: 2009

Exposição de arte
Expressão em fogo
Artista: Luiz Victor Vieira
Curadoria: Oscar D’Ambrósio
Abertura: dia 24 de maio, das 19h às 22h. Até 05 de junho.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 11h às 19h, e aos sábados das 11h às 14h
Local: Galeria Garcia (www.garciaarte.com.br)
Rua Auriflama, 87 – Pinheiros – São Paulo – SP
Tel: 11 3213-5671
O preço das obras varia entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00

No comments: