16.6.11
Casa Rex lança um olhar contemporâneo sobre clássicos da filosofia
A Casa Rex, uma das mais reconhecidas e criativas casas de design do Brasil, com sedes em São Paulo e Londres, faz uma abordagem eminentemente contemporânea à nova coleção de livros Ideias Vivas, com um projeto gráfico que se afasta completamente do imaginário "clássico" através do qual a filosofia é geralmente retratada.
Proprietário da casa de design e autor de mais de dez livros, Gustavo Piqueira foi o idealizador e coordenador da coleção publicada pela WMF Martins Fontes: "Muitos leitores não tem o hábito de ler textos de filosofia afugentados pela aura de ‘inacessível’ que muitas vezes reveste o tema".
Para reforçar que as ideias de autores clássicos da filosofia permanecem 'vivas', era preciso que o projeto gráfico removesse todas as associações que a disciplina tem com o passado. Assim, ao invés de trazer imagens de esculturas gregas ou similares como representações literais do conteúdo de cada livro, a Casa Rex optou por utilizar ensaios fotográficos contemporâneos que se comportam como narrativas paralelas e são complementares ao conteúdo textual de cada obra. "Quase como se a função dessas fotos fosse dizer ao leitor: esqueça os museus, esqueça os livros de história. Concentre-se nas ideias que estão sendo ditas aqui.", completa Gustavo, que também foi o autor do projeto gráfico da coleção.
Em parceria com as Faculdades SENAC de fotografia, a casa de design selecionou portfólios de três alunos para compor a estrutura da primeira leva de livros da série: "Como distinguir o amigo do bajulador", escrito por Plutarco (fotos de Erica Suzuki), "Sobre os enganos do mundo" de Sêneca (fotos de Olegario Schmitt) e "Diversão e tédio" do francês Blaise Pascal (fotos de Gabriela Camerotti) já podem ser encontrados nas principais livrarias do Brasil.
Sobre a Casa Rex:
Casa Rex é uma casa de design com bases operacionais em São Paulo e Londres cuja área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo até a livre experimentação de ideias, não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: www.casarex.com
Postado por Paulo R. Lisboa às 11:36 AM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment