30.6.11

Galeria Marilia Razuk apresenta exposição de Claudio Cretti


Em 6 de julho, Claudio Cretti ocupa a Galeria Marilia Razuk com a exposição batizada “Coisa Livre de Coisa”, onde reúne quatro grandes desenhos em óleo sobre papel, medindo 150 x 200 cm.
A mostra também conta com a série intitulada Bombinhas agrupando oito desenhos pequenos em óleo e grafite em pó sobre pergaminho, medindo 35 x 50 cm. Apresenta ainda três esculturas, sendo uma em aço inoxidável e mármore chamada Dançarina, com medidas de 40 x 135 x 110 cm aproximadamente. E outras duas, sem título, feitas em granito e aço inoxidável e granito, borracha e metal.

Os desenhos e as esculturas estabelecem um diálogo, onde por vezes, os desenhos apresentam-se escultóricos e as esculturas, desenhos. Essa presença espacial se dá através das massas de tinta a óleo nos desenhos e os tarugos de mármore e granito nas esculturas.

Segundo ele, as esculturas são estruturas que criam situações arquitetônicas no espaço por meio de linhas ósseas que também são desenhos. “Já os desenhos remetem tanto a lugares quanto a coisas, objetos e geografias, como uma arquitetura próxima à natureza”, completa Cretti, que intitulou a exposição “Coisa Livre de Coisa” , onde faz referência a um verso do poema “Origem” de Carlos Drummond de Andrade, de 1962



A mostra fica aberta ao público a partir de 7 de julho até 6 de agosto.

Claudio Cretti
O artista nasceu em 1964 em Belém, PA. Vive e trabalha em São Paulo. Coisa Livre de Coisa é a quinta exposição individual que realiza na Galeria Marília Razuk. Entretanto, dentre suas exposições individuais recentes destacam-se “Céu Tombado”, Paço das Artes, São Paulo como artista convidado(2004); “ Onde pedra a flora” na Estação Pinacoteca, SP (2006) e “Luz de ouvido”, Palácio das Artes, Belo Horizonte (2008). Participou de mostras coletivas no Instituto Tomie Ohtake, MAM SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras.

Em 2004 , A TV Cultura e a rede SESI-SENAC realizaram um documentário sobre sua produção para a série “O mundo da Arte”. Já em 2009, a convite da Galeria Marilia Razuk , concebe e realiza a exposição coletiva “Desenhar Lugares”. No mesmo ano elabora a publicação “José Antonio da Silva” voltada para o público infantil, sobre a obra desse artista. Em 2011 realiza a curadoria da exposição “ Assim é, se lhe parece” no Paço das Artes, São Paulo.

O artista desenvolve paralelamente um trabalho como professor e pesquisador.

Galeria Marilia Razuk
Desde 1992, a Galeria Marília Razuk tem como objetivo divulgar, promover e difundir a produção contemporânea de artistas consagrados e emergentes. Dirigida por Marília Razuk, a galeria busca mostrar uma diversidade criativa de qualidade e mantém seu reconhecimento junto a curadores, críticos e colecionadores. Seus artistas estão presentes nos mais importantes museus e mostras no Brasil e exterior.

Participa todos os anos de feiras como Art Basel (Suíça), Art Basel Miami Beach, Arco Madrid, SP-Arte, mostrando ao mundo uma seleção de artistas contemporâneos brasileiros e ajudando a promover um intercâmbio cultural.

Em 2010 a galeria ampliou seu espaço e conta com duas salas expositivas na mesma rua, localizadas na Rua Jerônimo da Veiga 131 e Rua Jerônimo da Veiga 62, em São Paulo, onde apresenta diferentes exposições simultaneamente, individuais e coletivas.

Coisa Livre de Coisa, de Claudio Cretti @ Galeria Marilia Razuk
Vernissage: 6 de julho, das 19h às 22h
Periodo expositivo: 7 de julho a 6 de agosto de 2011
Rua Jerônimo da Veiga, 131
Itaim - São Paulo - SP - 04536-000 - Brasil
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h30 às 19h/ sábado das 11h às 15h

No comments: