13.6.11

Tátil Design de Ideias é escolhida para criar a marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016

Crédito Sergio Huoliver

A agência brasileira Tátil Design de Ideias foi escolhida pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) para desenvolver a marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A decisão reconhece a representatividade do processo conduzido pelo Comitê Organizador Rio 2016, que, no ano passado, selecionou a Tátil para criar a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A marca dos Jogos Paraolímpicos terá exposição nacional e internacional por cinco anos após seu lançamento, representará visualmente o evento em produtos e campanhas e aparecerá nas imagens de televisão transmitidas para bilhões de telespectadores em todo o mundo durante e após os Jogos.

Alexi Schäfer, Gerente Sênior de Marketing e Transmissões do IPC, diz que “como os Jogos Paraolímpicos estão diretamente ligados aos Jogos Olímpicos, faz sentido que a marca Paraolímpicos Rio 2016 nasça da essência dos Jogos do Rio de Janeiro, uma vez que as duas marcas vão conviver em diversas situações”.

Ele acrescenta: “A marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 vai celebrar a singularidade da marca Paraolímpica e seus valores, que são baseados nos ideais de seus atletas. Com a Tátil, teremos a certeza de contar com uma agência que já está imersa nos valores dos Jogos e que vai respeitar a necessidade de sinergia para garantir uma integração da identidade visual dos dois eventos.”

O Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, elogia a decisão do CPI: “A decisão do Comitê Paraolímpico Internacional é mais um atestado de excelência do trabalho realizado pelo Comitê Rio 2016, amplamente aprovado pelos mais diversos públicos. Tenho a absoluta certeza de que teremos uma marca Paraolímpica inovadora e criativa e que promoverá a imagem da cidade, do país e do Movimento Paraolímpico por todo o planeta.”

A escolha da Tátil como agência criadora da marca Olímpica foi fruto de um processo que durou cinco meses e contou com 139 inscritos. Foram selecionadas 24 empresas para entrevistas individuais e oito finalistas foram escolhidas para apresentar ideias para uma Comissão Julgadora formada por 12 membros nomeados por seu conhecimento em criação e aprovação de programas de marcas ou pela experiência em Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, incluindo membros dos três níveis de Governo – federal, estadual e municipal.

Sócio-Fundador e Diretor de Criação da Tátil, Fred Gelli garantie que agora a agência está ainda mais preparada para o desafio: “Termos sido escolhidos para desenvolver a marca dos Jogos Paraolímpicos foi uma enorme honra para a Tátil. Vamos usar toda a experiência e o alto nível de envolvimento do nosso time com os valores Rio 2016 somados ao mergulho no universo Paraolímpico, seus valores e sua essência. Queremos criar uma marca que possa inspirar as pessoas tanto quanto um atleta Paraolímpico o faz por meio da sua determinação e capacidade de se superar”.

Sobre o Comitê Organizador Rio 2016

O Comitê Organizador Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paraolímpico Internacional e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Sobre os Jogos Paraolímpicos Rio 2016

Os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 serão realizados de 7 a 18 de setembro e contarão com cerca de 4.200 atletas de mais de 150 países. Com a inclusão do paratriatlo e da paracanoagem a partir de 2016, o programa dos Jogos cresceu para 22 esportes. Mais de 70 emissoras de televisão mostrarão os Jogos para uma audiência global. Os Jogos Paraolímpicos Pequim 2008 tiveram um crescimento de 200% no tempo de transmissão comparados com Atenas 2004 e foram vistos por uma audiência acumulada de 3,8 bilhões de pessoas. Em torno de 5.500 jornalistas e dois milhões de espectadores são esperados no evento, que mobilizará ainda 30.000 voluntários.

Sobre a Tátil

A Tátil é uma consultoria de estratégia, construção e gestão de marcas, que usa o branding e o design para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas. A empresa possui escritórios no Rio e em São Paulo e conta com mais de 100 colaboradores em um grupo multidisciplinar, composto por designers e profissionais de planejamento, estratégia, negócios, redatores, biólogos, entre outros. A Tátil possui mais de 20 anos de experiência na construção de marcas, mais de 100 prêmios nacionais e internacionais e uma carteira de clientes formada por grandes empresas de diferentes segmentos.

No comments: