22.7.11

Mostra de arte no Centro Universitário Senac reúne 10 exposições e compila mais de 100 obras

Criadas por alunos, professores e funcionários, obras ocupam diversas áreas do campus, simultaneamente, e pretendem mudar a percepção de quem passar pelo local a partir de 20 de agosto, com a inauguração do prédio Acadêmico 2

Um movimento de integração da produção artística tomará conta do Centro Universitário Senac no segundo semestre. Obras e exposições de alunos, professores e funcionários poderão ser vistas por todo o campus Santo Amaro, criando uma atmosfera que sensibiliza e provoca o debate social, além de despertar o interesse pelo audiovisual como forma de manifestação cultural. Intitulado Pratas da Casa, o projeto reúne 10 exposições diferentes e simultâneas com mais de 100 obras, que poderão ser visitadas pela população, gratuitamente, de 20 de agosto a 23 de dezembro.

Para compor a exposição In Loco, 16 obras de alunos do Bacharelado em Artes Visuais poderão ser vistas nos corredores, prédios e passagens do campus, seguindo uma proposta de Site Specific, um estilo de exposição também conhecido como instalação, ou seja, um conceito de obra de arte que, ao ocupar áreas externas, assume o caráter de arte pública. “A intervenção nos espaços acadêmicos tem a intenção de provocar uma quebra na rotina das pessoas e propõe com isso uma nova visão sobre este mesmo espaço e a reflexão sobre questões da vida contemporânea”, afirma a coordenadora da mostra, Isabella Limões.

Entre as obras da exposição, estão dois painéis de auto-retratos de 1,50 metros de altura por 4 metros de largura que mostram o corpo sem gravidade, flutuando no branco da folha. A instalação poderá ser vista no átrio dos corredores do campus e poderá ser apreciada tanto por baixo quanto por cima das imagens. Em outra proposta, um ambiente será recriado para resgatar uma época da história dos jogos eletrônicos quando limitações de ferramentas reais e virtuais exigiam soluções criativas. Um computador com jogo estará conectado a um televisor com controles e um headphone, convidando os visitantes a jogar e registrar seus nomes nos recordes, assim como faziam os velhos arcades (modelos antigos de game).

Mais provocador, um painel de 2,9 metros de altura por 3 metros de largura será montado no prédio de moda e traz a imagem de uma boca que engole o que está próximo e, ao mesmo tempo, vomita tudo, remetendo à bulimia (distúrbio alimentar psicológico). A proposta do artista é levar o passante a refletir sobre questões referentes ao universo da moda e da propaganda de produtos impecáveis e inatingíveis, além de se tornar uma manifestação contra a frivolidade e o materialismo excessivo.

Ainda numa linha de reflexão social, a obra Não Somos Invisíveis propõe sensibilizar sobre marginalização de trabalhadores de baixa renda por meio da linguagem da Toy-art (vertente da arte contemporânea cuja estética remete ao universo lúdico). Esculturas de resina com 8 centímetros serão colocadas nos jardins ao lado de uma placa de dimensão maior com a frase Não pise em mim, em referência ao preconceito social que existe em relação a trabalhadores como faxineiros, lixeiros e jardineiros que, muitas vezes, não são nem percebidos pelas pessoas enquanto trabalham.

Alunos e professores do Bacharelado em Design de Moda – habilitações em Estilismo e Modelagem disponibilizarão três exposições: Um olhar sobre Pierre Cardin, que traz 10 modelagens que resultam da interpretação das criações do estilista francês; Talentos Senac, que apresentará peças de 10 coleções de formandos na habilitação de Estilismo; e o projeto Identidade, da artista plástica Suzy Gheler que, em interface com a área de design, trará a exposição de 20 bonecos que representam os alunos, funcionários e uniformes que caracterizam os segmentos de hotelaria, gastronomia, nutrição e eventos do Centro Universitário Senac. “Através dos meus personagens vou expressar de uma maneira bem humorada o estilo e a característica de cada frequentador do campus”, declara a artista.

Também para retratar o universo acadêmico do campus, uma exposição de fotografias destacará as 20 melhores imagens feitas por funcionários e alunos para o concurso Vida no Campus. Ao mesmo tempo, projeções de filmes e animações produzidas por alunos do curso Tecnologia em Produção Audiovisual serão exibidas ininterruptamente, enquanto 10 banners ilustrados por desenhos, com personagens, roteiros e storyboard, acompanhados de descritivo, representarão o desenvolvimento de cada projeto das animações e filmes que serão transmitidos.

Também compõe o escopo da mostra uma obra que os alunos de design produzirão após duas tardes de workshop com os irmãos Campana, inspirada projeto Ecobags: Moda e Meio Ambiente, da curadora e idealizadora Lilian Pacce.

Para Isabella Limões, a mostra representa o início de uma nova proposta artística do Centro Universitário Senac. “A partir da grande mobilização das áreas do conhecimento envolvidas no processo e da integração dos alunos, artistas, professores e funcionários, transformaremos, a partir de agora, o campus numa ferramenta cultural importante para toda a sociedade”, avalia a coordenadora.
As exposições marcam a inauguração do prédio Acadêmico 2, do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, que ampliará o campus em 31 mil metros quadrados de área construída e aumentará o número de vagas para 9.850 alunos por período, incluindo os prédios de gastronomia e oficina de design industrial.

Serviço:
Mostra Pratas da Casa - exposições de inauguração do prédio Acadêmico 2 do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Data: de 20/8 a 23/12
Horário: das 8 às 22 horas
Local: Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro
Gratuito

Mais informações: www.sp.senac.br ou 0800 883 2000

No comments: