8.9.11

Artista japonês Atsuo faz primeira exposição individual na Choque Cultural



De 14 de setembro a 15 de outubro, a Galeria Choque Cultural recebe a exposição individual de Atsuo, artista japonês que veio ao Brasil para uma residência de cerca de um ano. Sua primeira individual no país, a exposição é intitulada Eu Sou Um Lobo, devido ao apreço que o artista tem pelo universo do terror e das fantasias. A abertura será em 13 de setembro, na galeria de Pinheiros, das 19h às 22h.
A primeira justificativa de Atsuo para o nome da exposição é: “porque eu gosto muito de lobisomens”. O japonês que está no Brasil há cerca de quatro meses já mudou de idéia quanto à data de partida. “Não sei mais quando volto ao meu país. Tenho muito para ver no Brasil”, revela. Eu Sou Um Lobo terá aproximadamente 45 trabalhos. Nela, Atsuo mostra pinturas, mas aflora seu lado como escultor: o expectador vai ver seus desenhos com volume, tridimensionais.

Mas não é por meio de alta tecnologia que Atsuo apresenta suas criações. Calaveiras mexicanas são as referências para as cabeças que desenvolveu em tecido com aplicação de tintas coloridas e pedrarias na série que ganhou o nome Kinako (é uma farinha de soja muito consumida no Japão). O motivo? “Gosto do nome”, dispara. Outras de suas obras são as cabeças de animais fantasiosos como se fossem taxidermizados. No entanto, as cabeças de são pelúcia e tecido.

Atsuo incorpora o uso da resina em seus trabalhos. Em Eu Sou Um Lobo, ele usa o material para criar personagens baseados nos filmes de Ray HarryHausen, uma de suas principais referências artísticas, mito dos filmes em stop motion que foi, entre outros, produtor de efeitos especiais do clássico Fúria de Titãs. Para esta exposição, ao lado do colega Hidekazu (a dupla ganha o nome DeskWork), fez duas esculturas em resina; uma delas é uma espécie de super-herói alado, revelando um ar de HQ japonês, e a outra é um dragão com pés desproporcionais que se depara com pequenos monstros em seu corpo.

Quando veio ao Brasil, já trouxe obras feitas ou começadas no Japão, principalmente pinturas. Atsuo usa tábuas de carne, pedaços de madeira e shapes de skate como suporte. Ele gosta da textura da madeira, ainda mais em contato com pirografia e raspagem (estilo xilogravura), que complementa usando uma infinidade de tintas com efeitos brilhantes e de volume. Em algumas telas, usa objetos de pequeno porte para construir figuras que ficam incrustas em camadas de resina emoldurada.

Atsuo contou com colaborações: RBT, Hidekazu e Tabinary.

Eu Sou Um Lobo, de Atsuo @ Choque Cultural
Abertura: 13 de setembro, das 19h às 22h
Período expositivo: 14 de setembro a 15 de outubro de 2011
Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis
Livre

No comments: