8.9.11

Carlos Dias realiza exposição experimental na Galeria Choque Cultural


Entre 14 de setembro e 15 de outubro, Carlos Dias apresenta sua exposição Outro Plano na Choque Cultural. A abertura será no dia 13, das 19h às 22h. Outro Plano mostra a vasta produção do artista em suportes como pintura em madeiras e lixas, desenhos em papel de livros, música, vídeo, instalação e fotografia. Carlos Dias é conhecido por suas pinturas coloridas e catárticas. Agora, vem à tona a potência de um tipo de arte que, até o momento, era tesouro escondido no seu imaginário mesclando desde experiências do dia-a-dia com internet e ferramentas simples de produção de música e vídeo até punk rock, metal, skate, fanzine e tudo mais que estiver à mão do artista.

Entre cerca de 45 obras, Carlos Dias mostra uma espécie de continuação e fusão de sua última individual, ALÉM (outubro, 2010, Choque Cultural), e da exposição que realizou na Argentina sob a alcunha de Plano. Em Buenos Aires, na galeria Hollywood in Cambodia http://www.hollywoodincambodia.com.ar/, Carlos Dias revelou trabalhos feitos, também, em parceria com o Coletivo Avalanche, cujas obras não se instalaram apenas no local da exposição mas foram ficando pela estrada que cruzaram entre Porto Alegre e Buenos Aires (veja aqui: www.plano2011.blogspot.com). A dupla Avalanche (Matheus Walter & Virginia Simone) também participa, como convidada, de Outro Plano.

Em uma das salas, Outro Branco, Carlos Dias distribui 10 a 12 telas de tamanhos variados (80 x 90 cm), algumas duplas de desenho (20 x 30 cm) e pinturas em madeira. Haverá ainda desenhos em livro, papel e enciclopédias dispostos como uma instalação. Aqui, Dias usará técnica mista com tinta acrílica, a óleo, giz de cera, giz pastel, barra de óleo e outras misturas, às vezes aplicadas com as duas mãos. “A idéia é mostrar quadros em diversos tamanhos, mas principalmente os menores, para que seus detalhes possam ser vistos com a claridade do ambiente”, adianta o artista. “Telas de médio porte foram pintadas ao mesmo tempo, portanto uma tem um pouco da outra”, indica.

Na outra sala, Plano Preto, Matheus Walter e Virginia Simone, os Avalanche, se juntam ao artista para apresentar videoclipes, músicas e trilhas, numa espécie de ambientação audiovisual. Walter & Reys é, por exemplo, uma das “atrações” dos clipes exibidos na sala: Walter, de Matheus Walter, e Reys, de Albertinho dos Reys, alcunha do projeto musical solo de Carlos Dias. Este ambiente também terá uma instalação de desenhos e fotos montados em caixinhas que acendem como um backlight.

Outro Plano, por Carlos Dias (também conhecido como aoseualcance, ou ASA)
As pinceladas, muitas vezes, quase chegam a mostrar o relevo completo de um suposto quadro que quase aconteceu, mas acabou dando oportunidade a outros desenhos e formas, supondo um ciclo, uma estação, dilúvios, fins do mundo da TV, viajantes do tempo sensações pessoais, mitologias, cálculos, simbologias imaginárias, inconsciente coletivo, teses e mais teses, confusão mental, relacionamentos, e a vida atual.

Alguma provável relação é estar mais ligado aos ciclos, as rondas, personagens etéreos, amorfos, formas pensamento, realidade prováveis, simultâneas, dúvidas, desenho cego, desenho com as duas mãos, pintura e desenho de todas as horas do dia, telefones desligados, mensagens não respondidas, carta eremita. Hora dos trabalhos tomarem forma, fim de ciclo, aeroporto, povo, tudo aoseualcance.

Carlos Dias nasceu em Porto Alegre, em 1974, e morou muitos anos em São Paulo, onde participou ativamente de manifestações culturais juvenis nos anos oitenta e noventa: skate, punk, hardcore, graffiti, street art etc. Carlos construiu um mundo psicodélico, pop e expressionista, povoado por personagens surreais em cenários caóticos, que o levou a participar de diversas exposições, incluindo uma coletiva em Los Angeles, chamada São Paulo, além de sua última individual no Acervo da Choque no fim de 2010.

Carlos é um artista multimídia, que pesquisa suportes incomuns e o desenvolvimento das ferramentas para lidar com eles. Sua principal linguagem é a pintura em proposta estética suja, contemporânea, pop, energética e barulhenta, que impacta pelos sentidos e não pelo intelecto. No seu trabalho, a instalação também é destaque. Sua gráfica é marcante e fortemente ligada à pintura gestual.

Rabiscos, escorridos e manchas são elementos recorrentes nas suas pinturas, onde vez ou outra surge uma frase ou palavra escrita numa tipografia própria. A cor também é elemento essencial e surge associada à exploração de materiais inusitados, como o flúor, a purpurina ou a tinta metalizada. Os suportes podem variar muito, das telas aos painéis de madeira, passando por qualquer objeto encontrado e que possa ser pintado.

É uma expressividade barulhenta, que dialoga abertamente com a música do Againe, Polara, Caxabaxa e outras bandas formadas pelo artista ao logo das últimas décadas. Carlos é músico, compositor, performer e autor de alguns sucessos gravados por bandas pop, como CPM 22 ou Cansei de Ser Sexy.

+ vídeos e músicas/ seleções de Carlos Dias aka Albertinho dos Reis aka ASA – Ao Seu Alcance:
www.aoseualcance.com/ e soundcloud.com/albertinhodosreys
soundcloud.com/albertinhodosreys/walter-e-reys
Sabe? (A Song to Elke) - Videoclipe de Walter & Reys, By Avalanche: www.youtube.com/watch?v=erKX9L9MzC8

Outro Plano, de Carlos Dias @ Choque Cultural
Abertura: 13 de setembro, das 19h às 22h
Período expositivo: 14 de setembro a 15 de outubro de 2011
Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis/ livre

No comments: