8.9.11

Fashion’s Night Out 2011


São Paulo é palco da celebração da moda mundial dia 12 de setembro. Rio de Janeiro recebe evento promovido pela revista Vogue dia 13


Ícones das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, a calçada da Avenida Paulista e o calçadão de Copacabana, respectivamente, são os símbolos da edição brasileira do Fashion’s Night Out 2011, a celebração mundial do comércio de moda. Sob a batuta da Vogue Brasil, o evento acontece na capital paulista dia 12 de setembro, segunda-feira, com participação do Shopping Cidade Jardim, Pátio Higienópolis e de lojas da região dos Jardins. No dia seguinte, 13 de setembro, é vez de os cariocas abraçarem o projeto, com adesão do Fashion Mall e do Shopping Leblon.

Idealizado em 2009 por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue América, o Fashion’s Night Out é um after-hours de compras que tem Nova York como epicentro e se expande pela Alemanha, Austrália, China, Coréia do Sul, Espanha, França, Grécia, Índia, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Rússia, Taiwan,Turquia e, claro, Brasil. No momento em que a economia mundial estava em crise, Wintour propôs um movimento em prol do mercado de varejo. A editora-chefe participa pessoalmente do evento em NYC, assim como todas as redações de Vogue do planeta, que se envolvem na causa colocando a mão na massa para a realização do projeto em seu país.

O Japão, excepcionalmente nesta temporada, fará seu Fashion’s Night Out em outra data: 05 de novembro. Desta forma, diretores de várias edições de Vogue no mundo poderão se deslocar para Tóquio, atendendo ao convite especial de Jonathan Newhouse, presidente da Condé Nast Internacional, para ajudar a levantar o moral do país, recentemente devastado por desastres naturais e suas consequências.

Com foco na moda enquanto produto, as marcas que aderem ao Fashion’s Night Out brasileiro ficam abertas durante a noite, promovendo ações especiais, como lançamento de coleções, desfiles e consultoria de personal stylists. Cada loja participante prepara uma surpresa para os clientes. Um luxo poder contar, por exemplo, com a ajuda de um editor de moda da Vogue para escolher uma roupa. Ou cruzar com um fotógrafo registrando o evento e mostrando os bastidores da produção da publicação. Além disto, a equipe de estilo da revista fará uma visita prévia às lojas participantes para escolher 10 peças que levarão a etiqueta ‘Vogue indica’.

Este é o terceiro ano do projeto Fashion’s Night Out no mundo. No Brasil a ação aconteceu pela primeira vez em 2009. A Vogue sugere ainda que as lojas participantes confeccionem uma edição limitada de camisetas com estampa exclusiva cedida pela revista, para venda revertida em prol de ONGs escolhidas pelas próprias marcas.

Grandes tops brasileiras de projeção internacional já vestiram, literalmente, a camiseta do Fashion’s Night Out 2011. Gisele Bündchen, Carol Trentini, Michelle Alves e Isabeli Fontana são algumas das modelos que apóiam a edição nacional da ação, cedendo o direito de uso de suas imagens para o projeto. Gisele, inclusive, será a embaixadora do FNO Brasil e dará o pontapé inicial da noite em evento beneficente em São Paulo. Na ocasião será aberto o leilão das oito peças usadas por ela em um dos editoriais de moda da edição de julho da Vogue Brasil.

O ensaio fez homenagem à moda brasileira. Nove estilistas contemporâneos foram convidados a reinterpretar o estilo de nove criadores de outrora que mudaram o rumo da moda nacional. Todos desenharam peças exclusivas: o estilo de Dener ganhou interpretação de Reinaldo Lourenço; Clodovil, de Alexandre Herchcovitch; Conrado Segreto, de Glória Coelho; Zuzu Angel, de Andrea Marques; Markito, de Fause Haten; Ney Galvão, de Luciano Canale (Santa Ephigênia); Simão Azulay, de Renato Kherlakian; e Rodhia, de Dudu Bertholini. A renda arrecada será revertida para instituições dedicadas às causas verdes indicadas por Gisele.

Conectada ao movimento mundial do Fashion’s Night Out, a edição brasileira tem site atualizado com conteúdo nacional no mesmo ritmo em que as ações são anunciadas e/ou acontecem: www.fnobrasil.com.br. As novidades também poderão ser acompanhadas através das páginas do FNO no Facebook e Twitter ou através do aplicativo de iPhone criado especialmente para o projeto, que terá continuidade também após o final do evento, com informações de moda sob a chancela da Vogue Brasil.

No comments: