26.9.11

Mostra Olhares de Passagem

A mostra Olhares de Passagem é composta por 16 fotos coloridas que flagram o povo parisiense e o cotidiano da cidade luz. A exposição, que ficará em cartaz de 3 a 17 de outubro, estará aberta à visitação pública gratuita de segunda a sexta-feira, no SESI Vila Leopoldina.

O trabalho do fotógrafo Matheus Hidalgo revela a ótica de um fotógrafo brasileiro que percorreu as ruas de Paris como um observador atento, um testemunho de um olhar em construção. “Em vias de se fazer, a exposição retoma, ao seu próprio modo, o diálogo com essa inesgotável tradição francesa, a humanista, por meio de imagens que retratam, num corte sincrônico, o cotidiano vivo da cidade-luz”, explica.

Desde que o fotógrafo húngaro A. Kertész, com sua pequena câmera de mão mostrou, pela primeira vez, a todos que se interessavam por fazer imagens, a riqueza plástica e expressiva da perspectiva da rua - aquela do transeunte -, os rumos da fotografia nunca mais foram os mesmos. Tratava-se, quase sempre, de privilegiar o acaso com o intuito deliberado de aprofundar nosso próprio esclarecimento das contradições e ambiguidades da natureza humana a partir de registros de situações aparentemente banais do cotidiano, situações que eram elevadas a um nível superior, de beleza e de graça, mesmo nos momentos mais difíceis – como a guerra. Na França, ainda hoje, vale notar, é forte a influência daquilo que se convencionou chamar de “humanismo” fotográfico.

Sobre o fotógrafo
O piracicabano Matheus Hidalgo, é graduado em psicologia e fez mestrado e doutorado em Filosofia, na UFSCar. Atualmente, é professor do departamento de psicologia da UFS.

Começou a fotografar quando adquiriu sua primeira câmera, em 2003. Desde então vem fotografando o cotidiano de São Carlos e região. Dois ano depois, recebeu menção honrosa no III Concurso Fotográfico Nacional Sérgio Buarque de Holanda e ganhou o Prêmio Estímulo de Fotografia 2008 (1ª etapa), organizado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Como parte de seu doutorado, morou em Paris (França) em 2007, quando desenvolveu o presente trabalho fotográfico, cuja montagem também participou das festividades do Ano da França no Brasil em 2009.

SERVIÇO
Exposição Fotográfica – Olhares de Passagem
Local: SESI Vila Leopoldina – Rua Carlos Weber, 835, Vila Leopoldina
Datas e horários: de 3 a 17 de outubro – de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h, e sábado, das 10h às 17h, exceto feriados.
Informações: (11) 3834-3458
Entrada: franca

No comments: