9.9.11

Raridade no meio da Arte Urbana, Anarkia chama atenção na Art Rua



Pammela Castro, ou melhor Anarkia, é raridade no meio da arte urbana e uma das poucas mulheres no Brasil a conseguir destaque com o grafite, entre tantos homens conhecidos. Com EVA como tema, ela é destaque da ART RUA, mostra paralela a ART RIO, que vai até domingo, com entrada gratuita para o público, das 12h às 21h, no Galpão da Gamboa (Rua Pedro Ernesto 29), no Rio.

Nascida na Penha, Zona Norte do Rio, Anarkia começou a pichar ainda adolescente, há 11 anos. “Fiz meu nome e aí dei uma parada,” relembra ela, que voltou a pichar, em 2005, mas já tendo o trabalho transformado em arte, “num contexto feminista, expondo questões do gênero.”

Bacharel em pintura pela Universidade de Belas Artes do Rio de Janeiro e cursando Mestrado em Artes na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a bela de 30 anos, virou musa entre os grafiteiros, teve trabalho expostos em diversos países como Canadá, Alemanha, Estados Unidos e Portugal e no ano passado ganhou o prêmio Vital Voice Global Leadership Awards, das mãos de Hillary Clinton, por defender os direitos das mulheres.

Para participar da ART RUA, ela se inspirou na EVA e ganhou espaço de destaque na mostra de “street art,” tendo todo o portão interno do galpão do evento.

Artistas das galerias Choque Cultural, Babel, Galeria Movimento, HUMA, do Instituto R.U.A, entre eles Akuma, Acmo, Eco, Ment, SWK, Combone, Jou, Leo, Uzai e outros como Marinho, Tinho, TM1, Mateu Velasco, Zezão, Rafo Castro, Coletivo Gráfico, Big, Mack, Chivitz, Minhau, Muda, Piá, e Gais, que recentemente teve obra leiloada na renomada Phillips de Pury, em Londres, são os outros destaques da ART RUA. Está exposto no evento, o que há de mais moderno em graffiti, stencil, poster art, sticker art, instalações, projeções, performances circenses variadas, DJ’s e VJ’s, mostrando as mais várias formas de arte urbana. Todos os artistas participam também do Live Painting, pintura ao vivo que está sendo feita diante dos olhos do público em diversos muros da região, como forma de revitalizar a área.

O ART RUA é idealizado pelo Instituto R.U.A e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e com uma parceria com a ART RIO, disponibilizando vans que fazem o transporte entre uma feira e outra.

No comments: