20.10.11

Coletivo MONSTRA expõe “13 obras que você não colocaria na sala da sua casa” em Teresina

 
O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza abrirá em Teresina, na próxima terça-feira, 25, às 19 horas, a exposição “13 obras que você não colocaria na sala da sua casa”, do coletivo MONSTRA. Com entrada franca, a mostra ficará em cartaz até 30 de novembro próximo, de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 18 horas, no Clube dos Diários (rua Álvaro Mendes s/n – fones: (86) 3222.7100 / 3222.7075). A exposição integra um elenco de ações que antecedem a instalação de uma unidade do Centro Cultural Banco do Nordeste na capital piauiense.

Dinâmica da exposição
“13 obras que você não colocaria na sala da sua casa” é uma exposição do coletivo MONSTRA, formado por Weaver Lima, Franklin Stein, Ise Araújo, Jabson Rodrigues, Everton Silva, Mychel TC, Lui Duarte e Saulo Tiago.

Cada artista do grupo criou obras a partir do título da exposição. O resultado é uma mostra com quadros atípicos, trazendo imagens diferentes do que está habituado a ser utilizado na sala de um lar.
Os quadros apresentam imagens supersticiosas, escatológicas, estranhas e até mesmo amaldiçoadas, como é o caso da releitura da famosa série “Crianças chorando”, do italiano Giovanni Bragoli. Existem boatos que as pinturas dessa série contêm mensagens subliminares que trazem desgraça para as famílias que as tiverem em suas casas. Vários casos foram divulgados na imprensa mundial, gerando histeria e fazendo com que grupos queimassem os quadros em praça pública.

A exposição é realizada em duas etapas. Na primeira, os trabalhos são espalhados em pontos da cidade, com a intenção de ver a reação das pessoas diante de uma obra de arte largada na rua. Essas reações serão registradas em vídeo que será exibido no espaço expositivo.

Na segunda etapa, as telas serão expostas na galeria e, caso o visitante se interesse por alguma delas, tem a liberdade de levá-la para casa gratuitamente. A exposição é uma ação conceitual desenvolvida com a intenção de discutir o tipo de produção artística que é “aceitável”, assimilada e considerada boa arte pela população. A proposta do projeto é o de fazer com que o cidadão repense seus conceitos sobre a imagem ao se deparar com a opção de levar ou não a obra encontrada na rua ou numa galeria.

A intenção é a de discutir a ideia preconcebida do que é considerado belo na arte. Discutir a maneira com a qual a população encara uma obra de arte. As imagens incomuns pintadas nas telas terão a função de gerar o conflito: tudo que está pintado numa tela é arte? As obras de arte devem apresentar somente imagens belas? Mas quem dita esses padrões (belo e feio)? E, por fim, as questões conceituais das artes despertam o interesse do público?

O projeto faz parte da proposta do coletivo MONSTRA, que é a de utilizar a arte para discutir os costumes e hábitos da nossa região e época, através de uma proposta conceitual que possa ser do alcance de todas as pessoas, e não somente das já iniciadas no circuito das artes



Coletivo MONSTRA
Influenciado pela estética da Pop Art, o coletivo MONSTRA vem se destacando como um dos mais ativos no cenário artístico de Fortaleza. Em 2008, o grupo se reuniu pela primeira vez para realizar o “Encontro MONSTRA”, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza – um evento com exposições, palestras exibições de animações e lançamento de publicações.

Ainda no final de 2008, o grupo realizou a “MONSTRA Comix”, no Sobrado Dr. José Lourenço, uma exposição internacional que reuniu mais de 40 artistas de histórias em quadrinhos independentes do mundo todo. Depois do Sobrado Dr. José Lourenço, esta exposição foi levada para o Centro Cultural Bom Jardim e o CUCA Che Guevara.

Em 2009 e 2010, o grupo foi convidado a realizar exposições e murais no evento Casa Cor Ceará. Em 2010, realizou no Espaço Cultural Correios uma feira de arte, intitulada MONSTRA Feiramassa.
Em 2011, voltaram ao Sobrado Dr. José Lourenço, com uma grande exposição apresentando mais de 100 obras, intitulada “Purgatório Paraíso Inferno”. Durante a exposição, também lançaram o pesquisador Nirez como DJ e o manifesto artístico “Expressiocinismo”, disponível na internet no endereço http://bit.ly/m7Ih4t.

Recentemente, realizaram no Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri a exposição “13 obras que você não colocaria na sua casa”, que agora chega ao Piauí.

1 comment:

lupin said...

SUCESSO!!!!!!!!!!!!!!