31.10.11

Javier Mariscal transforma palestra em aula-show sobre criatividade e inovação para novos designers


“A ordem está no caos!” com essa frase o designer espanhol Javier Mariscal iniciou sua palestra realizada no último dia 26 na Panamericana Escola de Arte e Design. O evento fez parte do "ABCDESIGN INSPIRA", voltado a profissionais da área de design, publicidade e marketing, realizado pela Revista ABC Design em parceria com a Panamericana.

Mariscal mesclou imagem, animação e música tornando impossível desviar a atenção de sua fala. As cores e os traços marcantes na criação de produtos, personagens e campanhas publicitárias serviram de base para que o designer pudesse traçar um panorama da atual situação desse mercado no mundo.

A criação do mais famoso de seus personagens, o Cobi, mascote das Olimpíadas de Barcelona de 1992, não podia ficar de fora da palestra. Para Mariscal, Cobi não apenas divulgou as Olimpíadas, mas sim, todo um estilo de vida dos moradores de Barcelona. O personagem fez tanto sucesso que foi utilizado por diversas marcas para divulgar seus produtos durante o evento e é, até hoje, o mascote mais rentável dos Jogos Modernos.

A platéia entrou no clima da palestra e embarcou nas animações e campanhas apresentadas ao som de muita música. Artista multifacetado, Javier assina a criação de produtos para Moroso, Ikea, H&M, Camper, Absolut e HP entre outras, além campanhas, embalagens, filmes e vídeos. Para ele o diferencial do seu trabalho está na emoção. “Entrego minha alma a cada projeto que faço”, diz Mariscal. Para finalizar, Mariscal ressaltou a importância do design que, para ele, tem a capacidade de mudar as vidas das pessoas.

Javier Mariscal em Exposição na Panamericana
Quem quiser conhecer mais sobre os trabalhos de Javier Mariscal pode visitar a exposição fotográfica em cartaz na Panamericana Escola de Arte e Design, na Rua Groenlândia, número 77. A visitação é gratuita e vai até o dia 14 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é gratuita.

No comments: