3.11.11

Oz cria unidade de negócios focada em branding

A Oz, uma das principais agências de design do Brasil, criou a Oz Branding: uma nova unidade de negócios focada em branding e estratégia de marketing. Com isso, a empresa passa a atuar por meio de duas unidades que podem trabalhar de forma independente e complementar: Oz Branding e Oz Design.

A criação da nova unidade foi uma evolução natural da empresa, que há mais de dez anos vem desenvolvendo projetos de branding. O fortalecimento da área tem o objetivo de atender os clientes de uma forma mais completa. Vem também ao encontro do amadurecimento do mercado brasileiro que começa a ver o branding como um instrumento fundamental para a construção de marcas relevantes e diferenciadas num mundo cada vez mais competitivo.

Duas novas associadas foram convidadas para compor a Oz Branding: Fabiana Anauate e Roberta Colleta, profissionais de marketing com ampla experiência em empresas de grande porte como Unilever e AmBev. Ronald Kapaz é o sócio fundador da Oz que passa a acumular os cargos de diretor da nova unidade e da Oz Design.

A partir de agora, além do olhar humanista característico da Oz, os projetos de branding passam a contar também com o olhar pragmático da dupla Roberta e Fabiana. Isso significa maior embasamento em fatos e dados, soluções implementáveis e a utilização de indicadores de performance como instrumento de comprovação da evolução do equity da marca. O novo modelo permite uma consultoria mais ampla e completa, ajudando de maneira concreta na estratégia de marketing do cliente e na gestão de suas marcas.

De acordo com Ronald Kapaz, a empresa está fortalecendo a área para oferecer o melhor branding associado ao melhor design do mercado. “A entrada da Fabiana e da Roberta na Oz Branding traz para a Oz uma equação única: humanismo e pragmatismo numa mesma expressão de trabalho. Este é sem dúvida um fator que nos diferencia no mercado”, afirma.

A Oz Design continua a atuar nas áreas de identidade visual, naming, embalagem, sinalização, editorial e brand retail.

Sobre a Oz: A Oz é uma das principais agências de design do Brasil. Criada em 1979 por três arquitetos formados pela FAU-USP, a empresa ganhou notoriedade através de projetos, prêmios e exposições nacionais e internacionais. Entre seus principais clientes estão empresas como: Coca-Cola, Kimberly-Clark, Cargill, Porto Seguro, ESPM, Hospital Sírio Libanês, Credit Suisse, LINK Investimentos e outras.

Os sócios:
Giovanni Vannucchi
Nascido em Florença, Itália em 1957. Designer e arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP em1979. Conferencista em diversos eventos nacionais e internacionais representou o Brasil, como palestrante, no XXIII Congresso do Icograda (International Council of Graphic Design Associations) em Punta Del Este, Uruguay. Jurado em representativos concursos de design nacionais e internacionais. Foi um dos fundadores, sendo eleito para a primeira diretoria, da ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos do Brasil onde foi diretor em diversas gestões. Foi um dos fundadores do Comitê de Design da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem onde atualmente faz parte do Conselho de Ética. Foi um dos fundadores da ABEDESIGN, Associação Brasileira das Empresas de Design, tendo sido vice-presidente na primeira gestão e atualmente é Diretor de Expansão Social. Professor convidado de design do Instituto Europeo di Design/ São Paulo. Faz parte, como representante do Brasil, do Conselho Consultivo da Bienal Iberoamericana de Diseño, organizada por DIMAD- Diseñadores de Madrid e DDI -Sociedad Estatal para el Desarollo del Diseño y la Innovación.

André Poppovic
Designer e arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP em 1979. Foi um dos fundadores da ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos do Brasil, da qual foi diretor em diversas gestões, coordenador executivo das V e VI edições da Bienal de Design Gráfico ADG/Brasil. Concebeu e coordenou a primeira edição do Prêmio Brazil Design Awards, em 2009, além de ser membro do Comitê Organizador da Brazil Design Week, nesse mesmo ano. Participou como delegado da ADG/Brasil das Conferências Internacionais do ICOGRADA em 1997 - Montevidéu, Uruguai, 1999 - Sidney, Austrália, 2002 - Brno República Tcheca; e 2004 - São Paulo, Brasil. Diretor do Conselho Consultivo da ABEDESIGN. Jurado para a categoria de Design no Festival Cannes Lions, 2010. Jurado no Wave Festival, categoria Design, 2011. Eleito Empresário do Ano pelo Prêmio Colunistas 2011.

Ronald Kapaz
Graduou-se pela USP em arquitetura em 1979, quando fundou com mais dois colegas a Oz design, que hoje tem 32 anos de mercado e atua como designer gráfico. Ao longo destes anos trabalhou ajudando empresas como a Coca-Cola, Kimberly-Clark, Credite Suisse Hedging Griffo, Unilever, Sara Lee, UOL, Tishman Speyer e O Boticário. Foi responsável junto aos seus colegas pela criação da ADG – Associação dos Designers.

As novas associadas:
Fabiana Anauate
Construiu sua experiência de 15 anos em empresas de varejo e bens de consumo como Grupo Pão de Açúcar e AmBev. Ao longo destes anos, trabalhou na gestão de grandes marcas como Extra Hipermercados, Brahma e Skol.

Desde 2010, tem atuado como consultora em projetos para empresas como Telefônica Negócios, Dermage, Technos, DASA, LBR e Santos Brasil.

Roberta Colleta
Graduada pela USP, acumulou em seus 20 anos de trajetória profissional uma importante visão tridimensional na posição de cliente, agência e consultora. A experiência na gestão de grandes marcas em corporações como Unilever e Natura foi fundamental para ajudar, como consultora, empresas como Dasa, Brasif, Grupo Rio Quente, Bimbo e LBR em trabalhos estratégicos com suas marcas.

No comments: