20.4.11

Choque Cultural realiza Workshoq com o coletivo SHN



Neste sábado, durante o feriado prolongado, integrantes do SHN fazem intervenção na fachada da galeria de Pinheiros

Neste sábado, 23 de abril, o coletivo SHN realiza Workshoq, na Choque Cultural, a partir das 15h, gratuito e aberto ao público.

Formado por André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta – também galerista e curador da Choque Cultural -, Haroldo Paranhos, Kleber Botasso, Marcelo Fazzolin e Rogerio Fernandes aka CDR, o SHN vai fazer uma grande colagem sobre a fachada da Choque Cultural.

O projeto da intervenção é baseado na obra Suporte, exposta mostra Coletiva Choque 2011, http://www.choquecultural.com.br/?area=obra&idobra=2556. O SHN cola um pôster sobre o outro e depois os rasga a esmo transformando imagens figurativas em aspecto rasgado e abstrato.

SHN é conhecido por usar serigrafia e ícones visualmente simples. Para este sábado, o coletivo também promete o lançamento da gravura do “copo americano” em três versões, com tiragem de 50 cada. Impressas na Gráfica Fidalga, com clichê de MDF cortado a lazer, são elas:

1) Rabo de Galo (copo americano), mede 48x66 cm e é impresso em vermelho no papel marrakesh 180g;
2) Fifty/ Fifty (copo americano), mede 48x66 cm e é impresso em vermelho no papel marrakesh 180g (negativo);
3) Pingado (copo americano), mede 66x96cm e é impresso em preto no papel marrakesh 180g.

O SHN é um dos coletivos que apresentam trabalhos na exposição Coletiva Choque 2011, que permanece na galeria até 21 de maio.

Veja trechos da produção das novas gravuras do SHN: http://www.vimeo.com/22556062

SHN www.shn.art.br
SHN é um coletivo criado em Americana, em 1998, vindo do universo punk, hardcore, ou seja, do faça-você-mesmo . Composto por André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta – também galerista e curador da Choque Cultural -, Haroldo Paranhos, Kleber Botasso, Marcelo Fazzolin e Rogerio Fernandes aka CDR, o SHN foi o primeiro grupo a fazer tiragens em serigrafia e expor uma quantidade de stickers, gravuras e pôsteres exaustivamente repetidos, colados nas ruas de São Paulo, como uma linha de produção em montagem artesanal. O objetivo é a intervenção por meio da linguagem lúdica e bem humorada, adquirida no contato com fazines, revistas e websites de cultura independente.

Aprenderam a usar o silk screen por conta do estúdio de etiquetas adesivas que a família de Daniel Cucatti mantém em Americana, onde se reuniam para trabalhar e aproveitavam para criar os primeiros pôsteres de shows, aprendendo a lidar com fotolitos e matrizes e aplicando desenhos simples em stickers. Justamente por terem que lidar com desenhos simples, fortaleceram seus traços, cores e símbolos icônicos (caveira, copo americano, tridente, flor ou diamante), que fazem com que qualquer transeunte possa identificar os trabalhos do SHN onde estiver.

O trabalho do coletivo não se restringe apenas à produção da serigrafia. Seus fundadores também são responsáveis pela realização de workshops de serigrafia, disseminando a cultura do sticker, do lambe-lambe e do pôster. Sua primeira exposição ocorreu na mostra Ilustradores, na Choque Cultural, em 2008. Além disso, também produzem site specific, tema que foi estudo de conclusão de curso de arquitetura de Haroldo Paranhos. Uma das primeiras atuações nesse segmento foi o projeto Ocupação que, literalmente, encapou com pôsteres uma antiga casa construída em frente à galeria Choque Cultural e que seria demolida para dar lugar a um prédio residencial. Fizeram o mesmo em Basel, na Suíça, durante a exposição Streetart Und Graffitti Aus São Paulo, onde encaparam o almoxarifado do porto de Basel.

Workshoq com SHN @ Choque Cultural
23 de abril, às 15h
Gratuito
Livre

Coletiva Choque Cultural
Artistas: Base-V, Cesar Profeta, Fefe Talavera, Pacolli, Pingarilho e SHN
Até 21 de maio de 2011

Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis
Livre

No comments: