3.5.12

Aplicativo gera experiência entre artista e público ao simular obra de arte no ambiente desejado


Quando vemos uma obra de arte, muitas vezes nos pegamos pensando “Como será que esta peça ficaria na minha sala?”, ou “Acho que aquela ali combinaria com o móvel do meu escritório”. Agora, os apreciadores de arte podem ir bem além da imaginação antes de finalizar uma compra. Pelo menos com as obras do artista plástico paulista Toso, cuja marca registrada são os enormes tênis usados por seus personagens. Isso é possível graças a um inédito aplicativo, o Toso Escultor, que permite simular como uma obra do artista ficaria em um ambiente qualquer.

A operação é simples. Basta baixar o aplicativo no iPhone ou iPad e acessar o simulador. “O usuário escolhe uma das esculturas disponíveis. Em seguida, seleciona a foto do ambiente desejado (pode ser de arquivo ou tirada na hora pelo aparelho). Depois, é só redimensionar a escultura para ficar proporcional à imagem e o resultado final está pronto”, explica Toso.



"Trata-se do primeiro artista plástico do Brasil a explorar a tecnologia para desenvolver uma ferramenta estratégica de divulgação do seu trabalho. É uma nova maneira do artista se comunicar e aproximar as pessoas de sua arte”, diz Tawan Pimentel, desenvolvedor do aplicativo. A iniciativa reforça o perfil flexível e vanguardista de Toso, sempre inventando novas formas de fazer sua arte chegar aos mais ecléticos grupos.

Todas as obras da fase atual de Toso têm o aço inoxidável como matéria prima. O artista dá vida e movimento às esculturas utilizando personagens cujas formas vão se afunilando dos pés à cabeça. Na base, sempre um par de tênis para representar a contemporaneidade de seu estilo. “A minha intenção é demonstrar que todos precisam de uma base sólida para chegar cada vez mais alto”, explica Toso.



As obras do artista plástico autodidata são divididas em duas fases (bronze e aço inox), e ainda são marcadas por monumentos públicos e arte urbana. Toso sempre foca seu trabalho na realidade dos trabalhadores brasileiros e em defesa de causas justas.

No aplicativo Toso Escultor, já disponível na App Store, além do simulador, é possível encontrar tudo sobre as obras do artista, sua história e vídeos de alguns processos de criação.

No comments: