19.6.12

Histórias em Quadrinhos é lançada no Centro de Humor Gráfico



O CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), localizado no Engenho Central, sedia na próxima quinta-feira (21), às 20h, o lançamento da história em quadrinhos Fade Out – Suicídio sem Dor, produzida pelos artistas gráficos Beto Skubs, Rafael de Latorre e Marcelo Maiolo.

De ritmo ágil, divertido e com muitas referências à cultura pop, cinema, TV e música, Fade Out – Suicídio sem Dor (R$ 19,90) foi concebido originalmente como roteiro de cinema. No entanto, ganhou as páginas das HQs graças a um prêmio do Estado de São Paulo para produção de histórias em quadrinhos, o ProAC (Programa de Ação Cultural).

Esta é a primeira história em quadrinhos do roteirista Beto Skubs e do desenhista Rafael de Latorre, em conjunto com o colorista Marcelo Maiolo, que trabalha para editoras como a norte-americana DC Comics.

Além do lançamento no CEDHU, está previsto para 21 de julho, das 15h às 18h, workshop gratuito com os autores, que vão apresentar todo o processo de criação e produção do trabalho.

Segundo Eduardo Grosso, presidente do CEDHU Piracicaba, esta é uma das ações do 39º Salão Internacional de Piracicaba, que está com inscrições abertas até 20 de julho e com exposição entre 25 de agosto e 14 de outubro.

“Estamos realizando a mostra Os Revolucionários, em cartaz no Museu Histórico Pedagógico Prudente de Moraes até 22 de julho. Em nossa sede, no Engenho Central, também pode ser vista a exposição Humor em Preto e Branco, com 50 reproduções de trabalhos premiados e selecionados nos 38 anos de realização do Salão de Humor, todos feitos em preto e branco”, explica o presidente do Salão.



A HISTÓRIA
 Kurt contempla o suicídio. Ele quer se matar, mas tem problemas morais, religiosos e familiares. Como pode se matar sem que os amigos pensem que é um bunda mole? Quando encontra pistas de um serial killer em atividade, Kurt tem a oportunidade de refletir sobre sua própria vida e questões práticas da sua existência.

OS AUTORES
Beto Skubs – Formado em rádio e televisão, escreveu, dirigiu e produziu os curtas-metragem La Esmeralda (Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Produção na Mostra Jaguatirica-2002); Secretária Eletrônica (Seleção Oficial – Mostra do Audiovisual de São Paulo, Festival Nóia e Festival 5 Minutos de Salvador); Vestígios (Seleção – Mestre dos Gritos – Cinefantasy); além do videoclipe Terra Natal, da banda paulistana Clerks. Foi produtor-executivo do curta-metragem Destino (Melhor Fotografia, Melhor Design Sonoro – Mostra Jaguatirica-2005).

Escreveu o média-metragem Viver Outra Vez, premiado como Melhor Filme no Festival de Paraíso, que foi exibido no Festival Brasileiro de Los Angeles e no Santa Catalina Film Festival, e que está sendo adaptado como longa-metragem. É também criador e roteirista do seriado de ação policial Operação (X), em desenvolvimento para produção e exibição para TV.

Rafael de Latorre – Trabalha como ilustrador freelancer para o mercado editorial e publicitário desde 2006. Fez trabalhos para clientes como Odebretch, Fisk e Arcor, entre outros.

Foi arte finalista das HQs Arcadia e Supa Strika, publicadas na África do Sul. Em 2009 ilustrou a HQ online Os Últimos Dias de Michael Jackson, para o site G1. É colaborador do Quanta Estúdio. Suicídio Sem Dor é sua primeira HQ autoral.

Maiolo – Formado em publicidade e propaganda, trabalha atualmente como designer e colorista. Na área de ilustração publicitária e editorial para o mercado, produziu trabalhos para empresas como Panco, Odebretch, Fisk, Arcor, Goodyear, entre outras, além de livros infantis como A Viagem de Mada para a editora Roda e Cia.

No mercado internacional, trabalhou para Strika Entertainment (África do Sul), com a HQ infantil Arcádia. Fez capas para editora Dark Horse da adaptação da série de TV de Stan Lee Who Wants To Be A Superhero; para a Dynamite Entertainment Athena, Red Sonja e Hercules; e para a DC Comics super-heróis como Superman, Wondergirl e Teen Titans.

Atualmente trabalha para a DC Comics nos títulos de horror, Demon Knights e I Vampire e para a IDW na série True Blood.

SERVIÇO
Lançamento de Fade Out – Suicídio sem Dor, no CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP). Dia 21 de junho, às 20h.
Mais informações: (19) 3403-2600.

No comments: