12.7.12

ESPM fecha convênio e cria 1ª Incubadora de Empresas da Indústria Criativa

A ESPM-Sul, unidade da ESPM – reconhecida como mais importante escola de comunicação, marketing e gestão do País, assinou na data de hoje um convênio com a prefeitura de Porto Alegre, que disponibiliza à instituição, por um período de 30 anos, um imóvel de sete mil metros quadrados destinado à implantação da primeira Incubadora de Empresas da Indústria Criativa do Brasil.

No local a ESPM-Sul construirá, com ajuda de recursos advindos de parceiros públicos e privados, um espaço especialmente desenvolvido e adaptado para a incubação de aproximadamente 50 novas empresas da indústria criativa, que engloba atividades de publicidade, arquitetura, artes, design gráfico e de produto, moda, gastronomia, produção de áudio e vídeo, software e aplicativos para dispositivos móveis e fixos, jogos de computador e programas de automação e computação, geração de conteúdo para rádio, TV e novas mídias. Além disso, serão desenvolvidos serviços especializados e de alto valor agregado, como, por exemplo, métodos e técnicas para gestão e negócios.

Para Richard Lucht, Diretor-Geral ESPM-Sul, Porto Alegre entrega anualmente ao mercado milhares de jovens talentosos que iniciam suas carreiras na cidade, mas que rapidamente atingem um limite, em razão da própria dimensão do mercado local. Com a criação da Incubadora, a intenção da ESPM-Sul é contribuir para a reversão deste quadro, não só retendo estes talentos no Estado, mas atraindo jovens empreendedores de todo o Brasil. “Dentro de um determinado setor econômico que possua aderência às nossas core competencies, desejamos liderar um amplo processo revitalização e renascimento do empreendedorismo de alto impacto na indústria criativa”, explica Lucht.

A infraestrutura disponível para atender aos projetos selecionados consistirá de salas de reunião, rede de internet de alta velocidade, segurança e limpeza, bem como todo o apoio no gerenciamento dos projetos em curso. A ESPM-Sul será responsável pela administração geral do empreendimento, pela promoção de encontros com as empresas estabelecidas e potenciais compradoras e fornecedoras.

A escola estima que a Incubadora de Empresas da Indústria Criativa possa gerar aproximadamente 700 novos postos de trabalho diretos, quando todas as áreas estiverem operando com seu potencial máximo. As empresas que desejarem participar da Incubadora deverão apresentar seus planos de negócio obedecendo aos padrões exigidos por um edital previsto para ser publicado em 2013. A comissão julgadora dos projetos será formada por integrantes da ESPM-Sul e do mercado.

No comments: