30.7.12

GE oferece galeria inovadora de arte a céu aberto para São Paulo


Se dá para imaginar São Paulo mais bonita, dá para fazer. Foi a partir deste conceito que a AlmapBBDO desenvolveu para a GE o projeto “Galeria GE” e convidou o Estúdio Colletivo, Rui Amaral e a dupla Mulheres Barbadas para criarem obras em três painéis instalados no alto de prédios da capital paulista. Depois de cinco anos da implantação da Lei Cidade Limpa, que eliminou a poluição visual na cidade ao proibir o uso indiscriminado de publicidade externa, a Prefeitura começou a liberar espaços para a criação de grafites que transformarão os muros e as paredes da cidade numa enorme galeria de arte. Para oferecer um presente a São Paulo e colaborar com esta transformação, o projeto “Galeria GE” entregará suas primeiras obras este mês.

“A GE está no Brasil há 92 anos e, hoje, desenvolvemos soluções em setores fundamentais de infraestrutura para o desenvolvimento do País, como energia, transportes, iluminação, saúde e aviação. Nós estamos cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Com o Galeria GE, buscamos levar a arte para os espaços públicos que fazem parte da rotina do paulistano e ajudar a deixar a cidade mais bonita e colorida”, conta Marcos Leal, diretor de Marketing da GE América Latina.



O projeto é uma nova forma de fazer propaganda, na qual a mensagem se une à arte e transforma a cidade para tornar melhor a vida de seus habitantes. Com o projeto, concebido pela AlmapBBDO a partir do conceito da comunicação da marca no Brasil – “GE. Se dá para imaginar, dá para fazer” -, o objetivo da empresa é engajar os moradores da maior cidade da América do Sul neste processo de transformação e oferecer a eles trabalhos artísticos que tornem a paisagem urbana mais alegre e divertida. Por isso, foram escolhidos locais onde há tráfego intenso de pedestres, mas visibilidade também por quem passa de carro ou de transporte público. Os painéis iniciais ficarão na rua da Consolação e na avenida Paulista, nos bairros da Consolação e Cerqueira Cézar, e na rua Amauri, no Itaim. Cada um em seu estilo, os artistas criaram obras relacionadas às áreas nas quais a GE trabalha no Brasil: Transporte, Energia e Saúde.

A segunda etapa do Galeria GE contará com a participação do público. Por meio de votação na fan page da marca (www.facebook.com/gedobrasil), serão escolhidos, dentre quatro artistas – Morandini, Glauco Diógenes, Reynaldo Berto e Mário Níveo – os outros dois que pintarão novos painéis na avenida Prestes Maia, no Centro, e na rua Clodomiro Amazonas, também no Itaim. Eles criaram obras a partir dos temas "Água" e "Aviação", propostos pela GE, que  estarão na fan page da marca a partir de seu lançamento. Os mais votados pintarão os painéis que serão exibidos por seis meses, ao menos.



Dicas culturais e realidade aumentada
Quem curtir a fan page da GE e entrar na aba da Galeria poderá dar um mergulho no projeto que começou a ser desenvolvido há cerca de um ano. As primeiras pinceladas nas paredes dos prédios foram dadas em julho e o público pode acompanhar trechos do trabalho pelas páginas sociais dos próprios artistas. Pela fan page, é possível ver a localização dos painéis num mapa interativo de São Paulo e conhecer um pouco mais sobre o trabalho de cada um dos artistas que participam do Galeria GE.

Além de votar nas outras propostas, será possível assistir ao making of da pintura dos primeiros painéis, acompanhar a produção das empenas da segunda etapa pelo live streaming, compartilhar as imagens do projeto com os amigos do Facebook e também receber dicas dos próprios grafiteiros de programas culturais, próximos às obras de arte.

A partir de setembro, a GE oferecerá mais um presente a quem frequentar sua fan page: uma surpreendente animação interativa em realidade aumentada do painel instalado na rua Amauri, que será sobre transporte ferroviário. Bastará baixar o aplicativo disponível na página e direcionar o iPhone ou iPad para que a arte se transforme em brincadeira.

Com este projeto, a GE quer ajudar a transformar a maior cidade da América do Sul numa metrópole mais colorida, divertida e humana. Afinal, se dá para imaginar São Paulo mais bonita, dá para fazer.

No comments: