30.7.12

Y&R coloca Teto na mídia para ajudar milhares de brasileiros



Liderada por jovens, a organização sem fins lucrativos TETO (ex-Um Teto para meu País) atua na América Latina com famílias de comunidades precárias para melhorar sua qualidade de vida, a partir da construção de casas de emergência e da execução de planos de habilitação social, nas áreas de educação, saúde, microcrédito, entre outras. Com o objetivo de incentivar as doações e alertar para o fato de que 16 milhões de brasileiros moram em situação de extrema pobreza, a agência Y&R lança nesta quarta-feira, 25 de julho, a campanha voluntária “Pregos”.


O projeto de captação de recursos para a Teto, desenvolvido pela agência, usa o prego como ícone e essência da ONG, uma vez que, sem ele, é impossível construir as casas de madeira pré-fabricada e telhado de zinco, sendo esse o primeiro passo para um trabalho a longo prazo de desenvolvimento comunitário. Ao todo, 500 mil jovens já ajudaram a erguer 85 mil moradias, 1.040 no Brasil.


De acordo com Raphael Quatrocci, redator da Y&R, a ideia é compartilhar com os doadores a satisfação de ver uma obra nascer do esforço coletivo. “A forma simbólica de isso acontecer na prática é gravar o nome do doador em um dos pregos que serão utilizados nas obras futuras da ONG”, explica. Além de receber uma imagem do prego como lembrança, num segundo momento da campanha os doadores poderão acompanhar pelo aplicativo Prego Maps a localização exata da casa na qual ele será usado, nas próximas construções, previstas para setembro.

Para divulgar a ação, a agência também assina a campanha publicitária composta por filme para TV, webfilm, anúncios de mídia impressa e plataforma digital. A expectativa é de que, com o compartilhamento da ação pelas redes sociais, mais pessoas se sensibilizem e apoiem a causa.



Com produção da Bossa Nova, o filme mostra um ourives cuidadosamente moldando uma “joia”. Até que a peça é revelada: um prego com o nome de um doador gravado nele. A locução em off explica a dinâmica da ação. “Doar é a forma de você estar na casa e na vida de uma família”. Já a peça de mídia impressa traz fotos, explicações sobre a ONG e sobre como participar da campanha.

Além da Y&R, todos os fornecedores envolvidos na campanha são voluntários. A veiculação das peças será em São Paulo e também contará com o apoio das emissoras e publicações com foco no Estado. A criação da campanha é de Raphael Quatrocci e Felipe Pavani, sob direção de criação de Rui Branquinho.



Sobre o TETO:
TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca ajudar milhões de pessoas nas comunidades precárias a superar a situação de pobreza em que vivem, através da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, o TETO busca, através da construção de moradias de emergência, de planos de educação, saúde e fomento produtivo, e também de trabalho em rede, construir uma sociedade justa e sem pobreza, na qual todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.

Hoje o TETO está presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Em 15 anos, e graças ao apoio de voluntários e parceiros, o TETO construiu mais de 85 mil moradias de emergência e mobilizou mais de 500 mil voluntários em todo o continente. No Brasil, já foram mobilizados 11 mil voluntários e construídas 1.040 moradias de emergência.

Mais informações em www.teto.org.br.

FICHA TÉCNICA
Filme Cliente: UM TETO PARA MEU PAÍS – BRASIL Produto: Institucional Títulos: “Teto” Duração: 1X30”/ 1X45” VP Criação: Rui Branquinho Direção de Criação: Rui Branquinho / Flavio Casarotti Redator: Raphael Quatrocci Diretor de Arte: Felipe Pavani Atendimento/Agência: Leonardo Balbi, Marcelo Moreno e Luana Sueza Aprovação Cliente: Daniella Dolme, Bruna Menezes Planejamento: Fernanda Flandoli, Eliana Yamaguchi, Mariana Teixeira Mídia: Gustavo Gaion, Fabíola Sidorenko, Danilo Souza RTVC: Nicole Godoy / Adriano Carvalho Produtora: BossaNovaFilms Direção: Willy + Ale Produção: Equipe BossaNovaFilms Produção executiva: Eduardo Tibiriçá / Mercia Lima Atendimento produtora: Priscila Miranda Dir. Fotografia:Walter Carvalho Montagem: Zé Henrique Fausto Finalização: BossaNovaFilms Produtora de Som: Lua Nova Produtores: Fred Benuce Mês de Produção : Julho / 2012

FICHA TÉCNICA
Anúncio Cliente: UM TETO PARA MEU PAÍS – BRASIL Peças: Jornal/Revista Produto: Institucional Título da Campanha: "Prego" VP de Criação: Rui Branquinho Direção de Criação: Rui Branquinho / Flavio Casarotti Direção de arte: Felipe Pavani Redator: Raphael Quatrocci Art-Buyer: Monica Beretta Produção Gráfica: Elaine Carvalho / Robinson Silva Atendimento: Leonardo Balbi / Marcelo Moreno / Luana Sueza Planejamento: Fernanda Flandoli / Eliana Yamaguchi / Mariana Teixeira Mídia: Gustavo Gaion / Fabíola Sidorenko / Danilo Souza Aprovação cliente: Luciano Coelho / Daniella Dolme / Bruna Menezes Data de veiculação: 23 de julho

No comments: