26.3.09

MIS promove Paralelo – Encontro que discute Tecnologia e Meio Ambiente



De 29 de março a 1 de abril, o MIS, o British Council, a Mondriaan Foundation e o Arts and Humanities Research Council realizam o Encontro Internacional de Artistas, Designers e Pesquisadores, intitulado Paralelo - Tecnologia e Meio Ambiente, que reúne profissionais da mídia de três países diferentes -- Brasil, Holanda e Reino Unido --, em oficinas, simpósios e outros eventos.

O enfoque principal das discussões é a investigação das diferentes maneiras com que colaborações que transcendem fronteiras culturais e disciplinares resultam em pesquisas e novas percepções de problemas ecológicos locais e globais. O objetivo é estabelecer referências histórico-culturais a partir de reflexões sobre projetos que envolvam tecnologia e meio ambiente no Brasil.

A diretora executiva do MIS, Daniela Bousso, abre a programação de debates, às 14h30, seguida de fala de um representante do British Council. Às 15h, o debate Energias Reflexivas – Arte, Ecologia, Design e Tecnologia, mediado pelo gestor cultural e diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP), criador e coordenador do Fórum Permanente, Martin Grossmann, reúne o coordenador do Software Studies Group no Brasil, Cicero da Silva; o crítico e curador independente de arte eletrônica, Marcus Bastos; a pesquisadora da Universidade Federal da Bahia nas áreas de arte, ciência e tecnologia, Karla Brunet; e o pesquisador da Unicamp, que atua em sociologia, tecnologia, educação e planejamento, Laymert Garcia dos Santos.

Em seguida, começa o painel Respostas Artísticas para Desafios Ambientais – Estudos de Casos de Três Países, às 17h30, que oferece uma amostra do trabalho de ponta que vem sendo elaborado pelos três países participantes do evento – Brasil, Holanda e Reino Unido. Os participantes Jane Prophet (Reino Unido), Koert van Mensvoort e Rombout Frieling (Holanda) e Flavia Vivacqua e Alexandre Freire (Brasil) apresentam projetos que estão desenvolvendo e abordam os desafios encontrados em suas pesquisas. Para encerrar as atividades do dia, às 20h, há a exibição do filme Magnetic Movie, do duo Semiconductor, realizado por Ruth Gerhardt no NASA Space Sciences Laboratory, UC Berkeley, na Califórnia.

No dia seguinte, 30 de março, às 19h, o simpósio Pesquisa e Prática Interdisciplinares – Estruturas de Apoio Nacional e Internacional trata do desafio de encontrar apoio para colaborações e iniciativas interdisciplinares. A pesquisadora do Royal College of Arts, Bronac Ferran, faz a mediação do encontro que aborda os modelos de provisão de fundos, políticas e estratégias conjuntas para o divisor artes e ciência, entre outras questões levantadas entre Calvin Taylor, da School of Performance and Cultural Industries; Afonso Luz, da Secretaria de Política Culturais; Susan Amor, do Arts and Humanities Research Council; e José Geraldo de Souza, especialista em Educação e Desenvolvimento Annette Wolfsberger - Virtueel Platform.

O painel Pesquisa Nomádica e Envolvimento do Público abre a programação do dia 31 de março, às 19h, que debate estratégias para envolvimento do público utilizando jogos, técnicas de contação de histórias, mídia móvel e outras formas de interação na medida em que artistas, designers e cientistas estão constantemente desenvolvendo as pesquisas em lugares isolados ou laboratórios distantes.

Mediado pelo pesquisador do Media Studies Department, da Universidade de Turku (Finlândia), Tapio Makela, o simpósio conta com as participações de Rachel Jacobs, do Active Ingredient; Dominic Price, do Mixed Reality Laboratory; Mike Stubbs, curador e director de FACT; e James Wallbank, do Access Space Network (Reino Unido); Wapke Feenstra, artista (Holanda); e Rejane Spitz, artista e coordenadora do Núcleo de Arte Eletrônica da PUC-Rio (Brasil).

Às 21h20, será exibido o filme Brilliant Noise (2006), do duo Semiconductor, realizado por Ruth Jarman e Joe Gerhardt no NASA Space Sciences Laboratory, UC Berkeley, na Califórnia. Em seguida, VJ Spetto mostra softwares e hardwares que, quando criativamente combinados, podem ajudar no desenvolvimento de instalações artísticas na Performance Técnicas e Soluções Criativas, às 21h30.

A artista Esther Polak encerra o evento na quarta-feira no Centro Cultural São Paulo (CCSP), às 13h15, com a performance Nomadicgrazing. A partir do rastreamento com GPS loggers dos movimentos de cinco vacas de um rebanho brasileiro, a artista apresenta uma dança-robô baseada nos registros feitos, de maneira que o público visualiza uma coreografia ditada pela pastagem de vacas. Os rastros são medidos no tempo e no espaço. Se as vacas movem-se rapidamente, o robô se movimenta na mesma velocidade e vice-versa.

Outras atividades serão realizadas pelos participantes no MIS e no CCSP entre 29 de março e 2 de abril, e poderão ser acompanhadas pelo público através do Fórum Permanente: museu de arte entre o público e o privado, que fará a cobertura online: http://www.forumpermanente.org/

As inscrições para o encontro devem ser feitas pelo e-mail labmis@mis-sp.org.br

Serviço: Paralelo – Tecnologia e Meio Ambiente
Dia 29 de março (domingo)
14h30 – Abertura com Daniela Bousso
15h – Painel Energias Reflexivas – Arte, Ecologia, Design e Tecnologia
17h30 – Painel Respostas Artísticas para Desafios Ambientais – Estudos de Casos de Três Países
Dia 30 de março (segunda-feira)
19h – Painel Pesquisa e Prática Interdisciplinares – Estruturas de Apoio Nacional e Internacional

Dia 31 de março (terça-feira)
19h – Painel Pesquisa Nomádica e Envolvimento do Público
21h20 – Exibição do filme Brilliant Noise
21h30 – Performance Técnicas e Soluções Criativas com VJ Spetto

Dia 1º de abril (quarta-feira)
13h15 – Performance Nomadicgrazing, com Esther Polak - CCSP

Local: Auditório MIS (185 lugares)
Ingresso: grátis (é necessário fazer inscrição pelo e-mail labmis@mis-sp.org.br)
Ar condicionado
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento cobrado

No comments: