4.9.09

Artista plástico radicado em Nova York debate arte urbana no Instituto de Artes da Unesp

Artista plástico paulistano radicado em Nova York há 10 anos, Duda Penteado estará, dia 10 de setembro, às 15h, participando do debate Projeto “Beauty For Ashes”: A Arte e a Educação Globalizada, no Instituto de Artes (IA), no câmpus da Barra Funda, em São Paulo. Ele busca, com esses encontros, desencadear um projeto de arte urbana, com crianças e adolescentes de bairros periféricos da Capital.

Duda Penteado se mudou para os EUA há dez anos e agora retorna à sua cidade natal para uma série de encontros que resultarão em um trabalho de arte urbana. Ele já desenvolveu diversos projetos em vários países, geralmente baseados no tema da paz mundial. Ele já inaugurou em Nova York um mural de 50x30 metros, nomeado Nature is love on earth, sobre o aquecimento global, feito com crianças e adolescentes do Brooklyn. A ideia do artista é repetir a iniciativa em um parque do Brasil com o apoio da CITYArts, entidade organizadora dos projetos americanos que há mais de 40 anos envolve crianças e adolescentes na criação de arte pública.

No debate, Penteado falará da mostra “Beauty for Ashes” (Das Cinzas à Beleza), uma releitura do quadro “Guernica”, de Pablo Picasso. Após ver de perto a queda das torres gêmeas do terraço do seu ateliê, Duda lançou, um ano depois (2002), essa inédita mostra que traz a mencionada escultura com destroços do ataque terrorista. O projeto já passou pelas cidades de Nova Iorque (EUA) e Vitória, ES, e, em 2010, chegará a São Paulo e posteriormente à Espanha, Porto Rico, China e Índia. Para cada região foi feita uma nova releitura da obra, de acordo com a realidade local.

Duda está também escrevendo o livro “Deconstructing Beauty for Ashes“. O orientador desse trabalho, Carlos Hernández, também estará no debate no IA. A obra será publicada pelo Jersey City Museum em 2009. O livro trata, entre outros assuntos, sobre "Os caminhos da Arte e da Educação num Mundo Globalizado”. Neste mesmo livro, Hernández escreve sobre o futuro da educação, a globalização e o papel das artes como veículo de reflexão sobre os novos caminhos do mundo atual. Para ele, a arte e a educação influenciam a postura das pessoas nas suas ações individuais e coletivas frente a questões como a preservação do meio ambiente e a paz mundial.

Debate:
Duda Penteado – Projeto “Beauty For Ashes”
A Arte e a Educação Globalizada
Abertura – Pelópidas Cypriano, docente do IA
Palestrantes: Duda Penteado e Carlos Hernández
Dia 10 de setembro de 2009 (quinta-feira), das 15 às 17 h

Instituto de Artes
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271
01140-070 Barra Funda - São Paulo - SP

No comments: