4.9.09

Barcos do Brasil



A exposição itinerante Barcos do Brasil e a Coleção Álvares Câmara – Século XXI chega a Fortaleza na próxima terça-feira, 8 de setembro, com abertura às 19 horas. A mostra poderá ser visitada até o dia 13, no Centro Cultural do Banco do Nordeste-Fortaleza. A entrada é franca.



A mostra é uma ação do projeto Barcos do Brasil, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em parceria com diversas instituições, entidades públicas e privadas e sociedade civil, e atua na proteção e valorização do patrimônio naval em todo o Brasil. A ideia é homenagear milhares de brasileiros que tiram da pesca seu sustento e, ao mesmo tempo, valorizar seus modos de vida, tradições e conhecimentos.

No Brasil, já foram identificados mais de 200 tipos de embarcações tradicionais, destinadas aos mais variados ambientes, sejam eles lacustres, fluviais ou marítimos, e empregadas nos mais diversos fins. Trata-se de um patrimônio utilizado por populações costeiras e ribeirinhas, integrado a um imenso contexto de festas, tradições, conhecimentos e trabalhos.

A exposição Barcos do Brasil e a Coleção Alves Câmara – Século XXI apresenta modelos em escala reduzida, e painéis sobre o patrimônio naval brasileiro e o projeto Barcos do Brasil. O objetivo é sensibilizar os visitantes sobre a importância do reconhecimento de técnicas tradicionais, seus usos e contextos, e sua preservação.

Os modelos de embarcações apresentados na exposição itinerante são uma reprodução da coleção que o Almirante Alves Câmara, então Ministro da Marinha, encomendou em 1908. Sua preocupação era registrar os principais barcos tradicionais do Brasil, que já no início do século XX corriam o risco de desaparecer.



A coleção Alves Câmara original possui pouco mais de 40 tipos de barcos e está exposta no Museu Naval do Rio de Janeiro. Já a Coleção Alves Câmara Século XXI foi ampliada e conta com mais de 60 modelos de barcos brasileiros. Ela faz parte do acervo do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. As 15 maquetes exibidas na exposição itinerante foram feitas a partir desses novos modelos criados por três modelistas navais especializados na reprodução em escala de barcos tradicionais do mundo todo.



A mostra já passou por Brasília, Manaus, Salvador e João Pessoa e também poderá ser visitada em São Luís e Rio de Janeiro.

Abertura: terça-feira, 8 de setembro, às 19h
Período: 8 a 13 de setembro de 2009
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h - domingo, das 10h às 18h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza
(Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108)
Entrada franca

No comments: