30.9.09

CAIXA CULTURAL São Paulo apresenta Beleza e Saber, Plumária Indígena



Beleza e Saber são palavras que traduzem a essência dessa mostra que aborda as culturas indígenas brasileiras, dando destaque à estética, ao uso e contexto cultural onde estes artefatos são criados e utilizados para distintas necessidades culturais. O evento, que acontece entre os dias 03 de outubro e 29 de novembro de 2009, é parte integrante das comemorações dos 20 Anos do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.


A CAIXA CULTURAL São Paulo trouxe a exposição para a galeria da Paulista com objetivo de dar visibilidade à diversidade de expressões artísticas notadas na plumária dos índios no Brasil. Foram selecionadas cerca de 90 artefatos das etnias de tradição plumistas - Bororo, Tukano, Karajá, Urubu-Kaapor, Rikbáktsa (Erigpagtsá), Kaxinawa, Kaiapó-Mekrãgnoti, Kaiapó-Xokrin, Kaiapó entre outras detentoras de habilidades, técnica e estilos que definem a “Arte Plumária”.
Estão programados debates com convidados no espaço expositivo da galeria, sempre às 18h30.


Sobre a exposição:
Esta exposição está dividida em 02 módulos conceituais que evocam a importância plumária na vida das sociedades indígenas no território brasileiro. O primeiro módulo, a Construção da Beleza, apresenta aspectos à tecnologia. O segundo, mais amplo, a Manisfestação do Saber, exemplifica as diferenças estilísticas e a enorme gama de significações dos artefatos plumários, sejam adornos corporais, sejam diferentes categorias.

O termo plumária refere-se à utilização de penas, plumas e penugens de variadas aves na confecção de artefatos, na maior parte adornos corporais. Essas especificidades permitem enumerar diversos estilos provenientes de universos culturais que variam entre si, tanto por modos próprios de classificar o mundo como por distintas situações ambientais e históricas.

Todos os artefatos veiculam mensagens de vários tipos, o que permite a identificação étnica e social do indivíduo, sua posição de dentro do grupo e dos grupos entre si.

Tudo isso faz com que nos reportemos também ao sistema de crenças e ao tempo histórico-mitológico das diferenças culturais indígenas. Além de enfeites, portanto, são símbolos e, por isso, usados nos ritos e cerimônias, campo simbólico que por excelência faz parte das culturas humanas.

Programação dos debates:
· 23 de outubro de 2009– Renate Brigitte Viertler
· 28 de outubro de 2009 – Sônia Ferraro Dorta
· 11 de novembro de 2009 – Lux Vidal
· 18 de novembro de 2009 – Hatawaki Karajá e Sandra Lacerda Campos

SERVIÇO:
Exposição BELEZA E SABER, PLUMÁRIA INDÍGENA
Local: Caixa Cultural São Paulo (Galeria Vitrine da Paulista) - Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2083 térreo – Cerqueira César - São Paulo (SP)
Abertura: 02 de outubro de 2009, sexta-feira, 19h (para convidados e imprensa)
Datas para visitação: 03 de outubro e 29 de novembro de 2009
Horários: Terça-feira a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados das 10h às 21h
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Visitas monitoradas para grupos, agendamento e informações - Tel: (11) 3321-4400
Realização: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

1 comment:

rafael said...

Oi, Paulo. Tdo bem? Parabéns pelo blog. Gostaria de trocar link com vocês do blog da minha empresa (www.casarima.wordpress.com). Trabalhamos com design de superfície e fabricamos tecidos personalizados. Navegue um pouco pelo blog e conheça nossas estampas pra ver que nossa proposta é inovadora e divertida. Aguardo retorno no rafael@casarima.com.br abraços!