O livro reúne cerca de 300 pôsteres, entre trabalhos para cinema, teatro, shows, eventos, peças publicitárias e campanhas educacionais e políticas. A obra é especialmente rica na descrição de técnicas de design e valoriza a arte de Ziraldo como desenhista, desde a época em que os artistas gráficos ainda não dispunham dos modernos recursos de computação. “Hoje, todo mundo é artista”, brinca Ziraldo.
Por meio de seus cartazes e de sua visão artística, sempre marcada por um toque de humor, o leitor pode ter um panorama da cultura brasileira e acompanhar a evolução das artes gráficas no país. “Apreciando todo o acervo de cartazes de Ziraldo, pude verificar a diversidade de soluções encontradas por ele para temas bastante distintos, sem nunca perder sua identidade”, diz Ricardo Leite.
A abordagem adotada pelo autor permitirá a compreensão por todos os leitores, profissionais das artes gráficas ou não. “Precisava contar ao leitor, antes de analisar os cartazes propriamente, o que eles significavam 50 anos atrás, como e por que foram feitos. Ziraldo me disse que ser affichiste (cartazista, em francês) fora um dos seus primeiros sonhos”, revela Ricardo, que organizou os cartazes por suas características gráficas, mas livre de preocupações acadêmicas.
Mais do que um passeio pela história cultural recente do Brasil, a obra mostra como os cartazes do Ziraldo tiveram impacto na vida das pessoas. Seis páginas são dedicadas aos cartazes encomendados para os espetáculos teatrais de Jô Soares. Outra pérola é o famoso cartaz “O Galo”, criado em 1966 para o I Festival Internacional da Canção Popular do Rio, que virou símbolo nacional. O cartaz de Os mendigos, de Flávio Migliaccio _ primeira comédia do Cinema Novo _ foi considerado um dos mais importantes da história do cinema a ser feito sem foto dos atores. “Foi uma ousadia do Flávio e a primeira oportunidade de exercer o meu próprio estilo num cartaz”, lembra Ziraldo.
No total, 40 cartazes de cinema foram selecionados para a publicação. Entre outros trabalhos, destaque para O Assalto ao trem pagador, uma das opções de capas do livro, Os Cosmonautas, clássico estrelado por Ronald Golias e Grande Otelo e Roberto Carlos e o diamante cor de rosa, com o ‘Rei’ como protagonista. Os de pornochanchada são maioria. Entre eles, Os Paqueras, As mulheres que dão certo e Oh! Que delícia de patrão. “São cartazes para o cinema sexy, eram filmes erotizantes. Eles nem mandavam o roteiro. ‘Faz pelo título’, eles diziam”, explica Ziraldo.
Os geniais cartazes feitos para a Feira da providência, desde a sua primeira edição, em 1961, não podiam ficar de fora. Ziraldo é o artista que mais fez cartazes para um mesmo evento, ou seja, são 49 obras exclusivas. “Ano que vem comemoro 50 anos de feira”, anuncia o ilustrador, que em 2009 completou 60 anos de carreira.
Na década de 1980, em uma campanha antifumo encomendada pelo Ministério da Saúde, Ziraldo mudou o conceito usado até então. Em vez de citar as complicações que o cigarro pode causar à saúde, ele investiu no mesmo argumento que convidava a fumar: o comportamento. No último da série, o slogan era: “Fumar fede”. Essa campanha rendeu bons frutos para Ziraldo. Além de ganhar prêmios internacionais, ele parou de fumar após 40 anos de vício. “Se eu digo que fumar é cafona, como posso fumar? Perderia a credibilidade. Então, parei”, recorda-se.
SOBRE OS AUTORES
ZIRALDO - Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga (MG), em 1932. Começou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
Sua fama começou nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: “A turma do Pererê”. Durante a ditadura militar, em 1964, fundou com outros humoristas O Pasquim - jornal não-conformista, referência até os dias de hoje. Em 1969, Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. Em 1980, lançou O menino maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil, adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema.
RICARDO LEITE - Formado em Design Gráfico, em 1980, pelo curso de comunicação visual da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ricardo é graduado também em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá, em 1979. Desde 1994, é professor da UniverCidade, no Rio de Janeiro, onde atua como orientador de projetos de graduação. Com mais de 100 capas de discos e dezenas de livros projetados, trabalha atualmente para grandes empresas, como AVON, Oi, Petrobras, Bob’s e O Globo. Desde 1991, Ricardo é sócio e diretor de criação da agência Crama Design Estratégico. Também é autor do livro ‘Ver é compreender, o design como ferramenta estratégica de negócio’, publicado em 2003 pela Editora Senac Rio, e ganhador do prêmio Jabuti em 2004. Foi coordenador regional da Associação dos Designers Gráficos entre 2002 e 2006, e membro do conselho da Associação da Empresas de Design entre 2007 e 2009.
SOBRE A EDITORA SENAC RIO
A Editora Senac Rio desenvolve produtos e serviços que visam à difusão de soluções para uma vida produtiva de sucesso, de pessoas e organizações, colaborando para o fortalecimento do comércio de bens, de serviços e do turismo e para a evolução econômica, social e ambiental dos mercados e das sociedades que alcança por meio da palavra. Desde a sua fundação, em 2000, a Editora publica obras de alto valor agregado que contribuem para a construção de competências de pessoas e organizações no mundo do trabalho. Com base na identificação de desafios e necessidades da atualidade, a Editora tem como meta conquistar a excelência em conteúdos que promovam o enriquecimento das aptidões gerenciais e técnicas de pessoas e organizações, a fim de torná-las mais competitivas, prósperas e socialmente responsáveis.
SOBRE O SENAC RIO
O Senac Rio é parte integrante do Sistema Fecomércio-RJ, composto também por Fecomércio-RJ e Sesc Rio. O Sistema Fecomércio-RJ representa os interesses do comércio de Bens, Serviços e Turismo, reunindo mais de 400 mil empresas, que respondem por cerca de 60% do PIB e por mais de 3,0 milhões de empregos formais. A missão do Sistema Fecomércio-RJ é promover o bem-estar social, construir competências de pessoas e organizações e incentivar o crescimento empresarial, em harmonia com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Ziraldo em cartaz (Editora Senac Rio)
Texto de Ricardo Leite e Cartazes de Ziraldo.
Projeto editorial: Ana Maria Santeiro | Editora Senac Rio
R$ 120,00 | 292 páginas
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