25.9.09

O Pintor de Deus



A CAIXA Cultural São Paulo (Sé) inaugura no dia 09 de outubro (sexta-feira), às 19 horas, a mostra “O Pintor de Deus”, de autoria do artista plástico Waldomiro e reunirá 20 pinturas produzidas nos últimos anos. Esses quadros versam principalmente sobre temas religiosos, uma das vertentes mais fortes e ricas de sua produção pictórica.

Na última década, já dividindo sua residência entre Osasco e Goiânia, passou a expressar em seus quadros o que pode ser definido como primitivismo temático. Os sem-terra, o desemprego, o atentado de 11 de setembro nos EUA, a guerra do Iraque são retratados em cores fortes, traços definidos. Pinturas que falam.

A visitação acontece a partir do dia 10 de outubro e segue até 22 de novembro, de terça-feira a domingo, das 09 às 21 horas. A entrada é franca, com classificação livre.

Esse projeto foi selecionado por meio de edital de projetos e programas 2009 para Ocupação dos Espaços Culturais da CAIXA.



Sobre o artista:
Waldomiro de Deus nasceu em Itagibá, sul da Bahia. Sua família perambulou por Ipiaú, Gandu e Prado, no sul baiano. Há cerca de 50 anos, Waldomiro saiu no interior do Nordeste, subiu num pau-de-arara com a família e foi buscar uma vida melhor em São Paulo. Passou fome e frio, lutou muito, venceu e hoje é conhecido mundialmente.

Considerado pela crítica um dos três maiores pintores primitivistas do Brasil, ao lado de Djanira e José Antonio da Silva, Waldomiro fez, em setembro de 2004, uma exposição com 54 obras no Museu Brasileiro de Escultura (Mube), em São Paulo. A exposição, calorosamente saudada pela crítica, comemorou os 60 anos de vida e os 44 anos da arte de Waldomiro.

A história inacreditável de um pintor
Trabalhando como jardineiro, aproveitava as frias noites paulistanas para pintar em pedaços de papel. Como pintava na hora em que deveria estar dormindo e dormia na hora em que deveria estar trabalhando, foi mandado embora. Sem alternativa, resolveu expor seus trabalhos no Viaduto do Chá, um dos símbolos da capital paulista, já naquela época o Eldorado de milhões de nordestinos.

O marquês italiano Terry Della Stuffa passou pelo local, se apaixonou por aquela pintura ingênua e adotou Waldomiro, que ganhou casa, comida e, melhor, tempo de sobra e material à vontade para exercer sua arte. A partir daí, nas mãos de Deus, o pintor ganhou o mundo. Suas obras estão expostas em museus e galerias de arte e foram adquiridas por colecionadores da Europa, Estados Unidos, Japão e Oriente Médio.

Um exílio artístico fez de Waldomiro cidadão do mundo. Morou na França, Itália, Alemanha e Israel, onde espalhou seus quadros e cravou seu nome como um dos grandes artistas brasileiros e adorado pelos críticos por onde passou.

De volta ao Brasil, fixou residência em Osasco, cidade industrial da Grande São Paulo. Sua casa, repleta de quadros e esculturas, tornou-se ponto de referência para artistas, colecionadores, empresários, jornalistas e amantes da arte naif. Naquela época, apesar de algumas obras contestadoras, Waldomiro ainda adotava um estilo lírico, mostrando o cotidiano das cidades e do meio rural.

Exposição: O Pintor de Deus - Waldomiro de Deus - Exposição de Pinturas Naif
Abertura - 09 de outubro - sexta-feira – 19h – para convidados e imprensa
Visitação – 10 de outubro a 22 de novembro de 2009
Horários: terça-feira a domingo, das 09 às 21hs
Local: CAIXA CULTURAL SÃO PAULO - Grande Salão - Praça da Sé, 111
Classificação etária: Livre
Entrada franca
Realização: CAIXA Cultural São Paulo
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Informações e agendamento: (011) 3321-4400

No comments: