28.9.09

“Vertigem”, de OSGEMEOS



A mostra “Vertigem”, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, OSGEMEOS, aterrissa pela primeira vez em São Paulo, no MAB, Museu de Arte Brasileira da FAAP, e promove o melhor diálogo do graffiti com as artes plásticas em instalações, pinturas, esculturas e objetos sonoros. A exposição tem o patrocínio exclusivo do Deutsche Bank.

Trata-se de uma nova “Vertigem”, diferente da mostra vista anteriormente em Curitiba e no Rio de Janeiro, pois inclui não só trabalhos apresentados nas duas cidades, mas uma série de novas obras concebidas por OSGEMEOS especialmente para o espaço do MAB.

Impossível de se precisar a quantidade e as características das obras da mostra, o que é um dado fundamental do caráter dos artistas, sempre voltados para a surpresa, o inesperado, e donos de uma impressionante capacidade de criar, surpreender, inventar. O que pode ser dito é que o visitante da exposição estará cercado por todos os lados pelo trabalho d’OSGEMEOS.

São obras que traduzem o sensível olhar da dupla sobre o cotidiano brasileiro, da periferia urbana ao folclore nordestino, em cenários surrealistas que remontam uma atmosfera de sonho por meio de cores alegres e personagens melancólicos.



Desenhados por um lirismo ingênuo, figuras de pele amarelada, com narizes largos e olhos espaçados, surgem em painéis de madeira vestindo roupas coloridas em paisagens igualmente estampadas. São imagens poéticas que descrevem a realidade dos dois artistas. Elas explicam o singular processo de trabalho d’OSGEMEOS, irmãos e cúmplices na estética e no ofício.

“A beleza das cores, saturação de tons e formas é o que torna fascinante o trabalho da dupla. Esses elementos nos apontam uma alteração dos padrões estéticos da arte contemporânea atual. As personagens e suas fantasias e roupas, que sugerem uma inocente vaidade, misturam-se a retratos de famílias humildes, ninfas, corpos humanos com cabeças de peixes... Definindo seu processo criativo, OSGEMEOS afirmam transformar aquilo que aparece em seus sonhos”, explica Renato Silva no texto do catálogo da exposição.

"O Deutsche Bank entende que a criatividade é a fonte da inovação, do crescimento e agrega valor tanto para as artes como para os negócios. O Banco no Brasil e internacionalmente tem uma forte relação com a arte Contemporânea, incentiva o desenvolvimento de jovens artistas, além de fazer com que mais pessoas possam ter acesso à arte. E o trabalho de OSGEMEOS traduz a crença do Deutsche Bank", comenta Bernardo Parnes, Diretor-Presidente do Deutsche Bank Brasil.

“Vertigem”, de OSGEMEOS – Serviço
Visitação: de 25 de outubro a 13 de dezembro,
De 3a. a 6a. feira - das 10 às 20 horas; sábados, domingos e feriados – das 10 às 17 horas
MAB – FAAP (Museu de Arte Brasileira – Fundação Armando Alvares Penteado) – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
www. faap. br - fone (11) 3662-7198 – Entrada Franca

No comments: