26.10.09

Brasília ganha primeira galeria especializada em fotografias de arte


O fotógrafo brasiliense Kazuo Okubo inaugura, no dia 3 de novembro, a primeira galeria especializada em fotografia de arte na capital federal, A Casa da Luz Vermelha. O espaço, com 130 m2, tem caráter nacional, pois seu acervo será comercializado via Internet em todo o país. A galeria está localizada num lugar privilegiado, no setor de clubes esportivos Sul, no Clube da Associação dos Servidores do Banco Central (ASBAC), onde também funciona o estúdio de Okubo. Em São Paulo, a galeria será representada com exclusividade pela arquiteta Rosely Nakagawa, maior especialista no Brasil em fotos de arte, consultora técnica e curadora do acervo permanente da Casa da Luz Vermelha.

A ideia de abrir uma galeria exclusiva de fotografia surgiu pelo fato do segmento de fotografia estar em franca expansão no Brasil. Por esta razão, ao detectar a falta de espaços específicos de exposição neste segmento, Kazuo Okubo decidiu montar a galeria voltada para a arte fotográfica, a fim de suprir esta lacuna e dar oportunidade a fotógrafos de arte que necessitam expor, valorizar e comercializar seus trabalhos, possibilitando a formação de um público e de um mercado dedicado ao segmento.

O acervo permanente da galeria contará com grandes nomes da fotografia brasileira, entre eles, Anderson Schneider, André Dusek, Bento Viana, Camilo Righini, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Dorival Moreira, João Paulo Barbosa, Kazuo Okubo, Olivier Boëls, Patrick Grosner, Ricardo Labastier, Thomaz Farkas, Tiago Santana e Walter Firmo.
Para Rosely, o lançamento de um espaço destes em Brasília é estratégico, pois trata-se de um mercado com perfil especial de consumidores exigentes e sofisticados, interessados em arte e fotografia. “A cidade conta com um fluxo de estrangeiros e colecionadores e tem uma vida cultural efervescente e de alto nível. Ao reunir várias funções, A Casa da Luz Vermelha vai atuar como um centro inédito difusor da cultura fotográfica no país. Por suas características, é o mais completo espaço deste gênero no Brasil”, afirma Nakagawa.

Segundo Kazuo Okubo, o objetivo é fomentar a produção artística e fotográfica nacional e ampliar o mercado. As fotografias serão comercializadas como obra de arte, com tiragens limitadas, previamente estabelecidas pelo artista, garantindo a exclusividade das obras. As cópias, analógicas ampliadas (negativos) e impressas (formato digital) a partir da original, serão assinadas e numeradas dentro do limite máximo determinado para cada uma. O valor da fotografia de arte é determinado por uma série de variáveis como a valorização do artista, período, estilo, técnica e, ainda, de acordo com a crítica especializada e o mercado de arte, seguindo o conceito de excepcionalidade e caráter único de cada obra.

“A foto autoral é construída com a história e o olhar particular de cada fotógrafo. É um mercado que tem muito potencial de crescimento. Num primeiro momento, vamos trabalhar com 15 fotógrafos no acervo permanente, além de promover exposições durante o ano”, explica.

A Casa da Luz Vermelha oferecerá cópias das fotografias com alta qualidade de impressão (fineart), em papéis especiais com PH neutro e certificado de garantia, de acordo com padrões dos mais conceituados museus do mundo. Com papéis de fama mundial e superfícies diferentes, com garantia de 150 a 200 anos, poderão ser feitos diversos tipos de impressão. “Contamos também com um bureau de impressão, anexo à galeria, que garantirá a excelência e qualidade das obras”, conta Okubo

Além da área de exposição e do bureau, A Casa da Luz Vermelha pretende ser um centro de conhecimento e reflexão sobre a fotografia autoral. “Já estamos agendando palestras, workshops, cursos e debates sobre o assunto. Vivemos atualmente no Brasil uma euforia de vendas de fotografia de arte. Por isso, este é o momento de refletir sobre o assunto e mostrar não somente o meu trabalho, mas também o de outros profissionais”, acrescenta Okubo.

Na inauguração, a galeria vai contar com a exposição “O Colecionador de Paisagens”, com 29 fotos do próprio Kazuo Okubo, com curadoria de Ralph Gehre.

GALERIA A CASA DA LUZ VERMELHA
Horário de funcionamento:
de segunda a sexta-feira, das 10 às 20h, e aos sábados, das 10 às 18h
End.: SCES Trecho 02 Conjunto 31 – ASBAC - Brasília - DF – Brasil
Tel.: +55 61 3878 9100
contato@acasadaluzvermelha.com
www.acasadaluzvermelha.com

No comments: