26.10.09

Novas tecnologias abrem espaço para games publicitários


O lançamento de celulares de última geração, como o iPhone - que possui diversos recursos integrados, como conectividade, GPS e a capacidade de comportar games de alta tecnologia, tem despertado o interesse de desenvolvedoras de games para esta nova plataforma.

Com cerca de 17 milhões de iPhones e 13 milhões de iPod Touches no mercado, e acesso a milhares de jogos na loja da marca, os consumidores estão comprando e jogando cada vez mais. Para acompanhar este boom, as empresas desenvolvedoras de games estão em busca de uma fatia cada vez maior deste segmento apresentando milhares de novidades na área, sejam jogos casuais, jogos para entretenimento, jogos de categorias variadas ou jogos típicos de fliperama.

A cada dia são lançados mais jogos para celulares e só a App Store, da Apple, oferece cerca de 13 mil opções. Para atender esta demanda, algumas marcas resolveram investir em advergames, ações publicitárias que divulgam uma marca por meio de um game, fazendo com que a mensagem seja captada pelo jogador por um período maior que as ações usuais.

Para acompanhar esta tendência, a Webcore Games, empresa especializada na criação de jogos e advergames, tem investido na produção de games para iPhone e iPod Touch. Em parceria com a FingerTips, a empresa desenvolveu o Honda City, criado e planejado pela BG Interativa, um jogo de corrida para estas plataformas, considerada a primeira produção brasileira em 3D para iPhone que dá ao usuário uma visão virtual da experiência de direção do Honda City, um dos modelos da montadora.

“As possibilidades de novas formas de se jogar que a plataforma do iPhone traz são incríveis. É possível pensar em novas mecânicas de jogos que antes não eram prováveis, pois o usuário não fica limitado aos botões existentes em um telefone celular comum”, afirma Fernando Chamis, CEO da Webcore Games.

O jogo do Honda City, disponível na App Store, consiste em um desafio contra o tempo no qual o jogador deve pilotar o Honda City e desviar dos obstáculos para chegar ao final do percurso. Uma boa pontuação confere estrelas que habilitam novos desafios representados por cidades brasileiras, como Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O aparelho é utilizado na horizontal, como se fosse um volante, e conforme o jogador passa de fase ele ganha novos conteúdos para o aparelho, como wallpapers exclusivos e itens especiais que demonstram todos os acessórios disponíveis para o modelo. O jogador pode conferir seu desempenho através do ranking que grava o melhor tempo do jogador naquele aparelho.

Este é o segundo game desenvolvido pela empresa para este mercado, que lançou recentemente o Papercraft, vendido na App Store, por U$ 0,99.

O cenário criado para o Papercraft retrata um bar com obstáculos reais como copos, garrafas e porta guardanapos. O jogador deve pilotar o avião de papel para que ele chegue ao final do trajeto sem bater. A trajetória do percurso do game é pré-definida e o objetivo é passar por entre garrafas e outros objetos onde estão localizados os checkpoints. O jogador recebe penalidades ao passar um checkpoint de forma errada, mais alto que o permitido ou numa posição diferente da indicada. Os pontos ganhos variam de acordo com a altura da manobra. No final, um ranking contabiliza as melhores performances baseadas no menor tempo em que o percurso foi realizado. Ganha aquele que for mais rápido.

“O objetivo da Webcore Games é criar jogos no formato de advergames para distribuição pela loja da Apple. Acreditamos que nossos clientes podem ter um grande retorno produzindo aplicativos customizados para download na loja online”, conclui Chamis.

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