27.10.09

A Casa da Luz Vermelha apresenta a exposição fotográfica "O Colecionador de Paisagens", de Kazuo Okubo


De 4 de novembro a 12 de dezembro, A Casa da Luz Vermelha apresenta a mostra fotográfica O Colecionador de Paisagens, de Kazuo Okubo. A exposição, que tem curadoria de Ralph Gehre, traz 29 fotos em tamanhos diferentes de até 1mX1,50m. As fotos, com tiragem limitada até 10 cópias e impressas em papel de fibra de algodão, são o resultado de um exaustivo exercício de fotografia realizado em quatro capitais européias – Amsterdã, Praga, Paris e Roma.

Depois de apresentar as mostras individuais Paisagens (2004) e corpos nus de pessoas comuns fotografadas em momentos únicos tendo Brasília como cenário em De Todas as Formas (2007), Kazuo Okubo volta seu olhar para o mundo com um trabalho requintado em técnica, mas impregnado de emoção e espanto ao se deparar com cenas pictóricas impressas na memória coletiva. Imagens carregadas de história e em composições que transitam entre o onírico e o real.

“A Europa entra nesta exposição por causa do impacto e o choque que ela me causou ao vê-la pela primeira vez. São cenários quase idílicos que há muitos anos viviam em meu imaginário e que agora consegui concretizá-los”, afirma Kazuo Okubo ao explicar o foco geográfico de seu trabalho. As fotografias de paisagens que compõe esta mostra são quase uma conseqüência imediata desse encontro, um viés surgido da necessidade de expressar a urgência da comunicação.

Ralph Gehre, curador da mostra O Colecionador de Paisagens, examinou pouco mais de 6.500 imagens. “Entre mais de uma centena de cliques perfeitos, como poderia escolher apenas uma dúzia de fotos?”, pergunta. Ralph lembra que, na exposição, não está em questão apenas o objeto enfocado, e sim, as escolhas anteriores estabelecidas na memória do artista.

Assim, a mostra foi dividia em três acervos. O primeiro é intitulado Paisagem Obtusa, onde as imagens são amplas e complexas, compostas por sobreposições de planos infinitos sobrecarregados de influências pictóricas. Nelas surgem cidades-criaturas sempre incompletas, onde realidade e fantasia se misturam e dão testemunho da incompletude. O segundo acervo, Paisagem Formal, traz a linha do horizonte como eixo e a altura do homem que vê e a distância do objeto observado compõem uma visão que contradiz a verdade geográfica. As imagens são justapostas como se fizessem parte de um museu de “história natural”. As imagens beiram o limite da naturalidade, com pássaros que se encaixam perfeitamente no céu e cores e sombras controladas e orquestradas resultam “construções apuradas pelo olhar do observador”, afirma Gehre.

Paisagem Colagem é o terceiro e último acervo desta mostra. Ele registra uma construção ainda mais elaborada, beirando o imponderável, o impossível. “São fotos com uma visão mais interior da urbe, um universo interior, fruto da anarquia desvairada que a comunicação em massa impõe”, diz Gehre. São imagens de affiches, chamadas publicitárias, banners e fachadas em planos contrapostos. Espaços poluídos pela publicidade onde surgem buracos, passagens, túneis que sugerem a existência de um mundo muito raro onde algo de muito interessante acontece.



Sobre A Casa da Luz Vermelha
Fundada pelo fotógrafo brasiliense Kazuo Okubo, A Casa da Luz Vermelha é a primeira galeria especializada em fotografia de arte na capital federal. O espaço, com 130 m2, tem caráter nacional, pois seu acervo será comercializado via Internet em todo o país. No acervo permanente da galeria, grandes nomes da fotografia brasileira, entre eles, Anderson Schneider, André Dusek, Bento Viana, Camilo Righini, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Dorival Moreira, João Paulo Barbosa, Kazuo Okubo, Olivier Boëls, Patrick Grosner, Ricardo Labastier, Thomaz Farkas, Tiago Santana e Walter Firmo. Em São Paulo, a galeria será representada com exclusividade pela arquiteta Rosely Nakagawa, maior especialista no Brasil em fotos de arte, consultora técnica e curadora do acervo permanente de A Casa da Luz Vermelha.

Serviço:
O Colecionador de Paisagens
Exposição fotográfica de Kazuo Okubo
De: 4 de novembro a 12 de dezembro
Local: A Casa da Luz Vermelha
Visitação: Segunda a sexta-feira das 10h às 20h
Sábado das 10h às 18h
Endereço: SCES Trecho 02 Conjunto 31 – ASBAC
Telefone: 3878 9100
contato@acasadaluzvermelha.com
www.acasadaluzvermelha.com

No comments: