27.10.09

Volta ao Mundo de Bicicleta


O arquiteto mineiro Argus Caruso Saturnino lança, nas próximas semanas, em Belo Horizonte e São Paulo, o livro Caminhos – Volta ao Mundo de Bicicleta (EDIÇÕES SESCSP). A obra é resultado de sua viagem pelo mundo em uma bicicleta com o projeto educacional “Pedalando e Educando” (2001-2005), que buscava na aventura uma estratégia de incentivo para o aprendizado. O objetivo era dar aulas, via internet, para crianças de escolas públicas, disseminando o conhecimento adquirido na viagem. Assim, durante três anos e meio, Argus difundiu sua exótica experiência, com fotos, textos e vídeos, em tempo real, no site bilíngue. O projeto foi acompanhado por aproximadamente três mil escolas de diversos países.

Agora, o material produzido na viagem, entre textos e fotografias, compõe o livro fotográfico de 230 páginas, no qual o viajante retrata sua jornada por mais de 28 países nos 35 mil quilômetros percorridos pelas Rotas Inca, da Companhia das Índias Orientais, da Seda, das Caravanas do Império Romano, dos Mercadores Africanos e Asiáticos, Estrada Real, entre outras.

Durante e depois da viagem, o autor também realizou palestras, debates e algumas exposições de fotos mostrando aspectos da natureza e cultura dos países que visitou, com imagens e informações, despertando grande interesse do público.

A aventura ao redor do mundo começou em dezembro de 2001, quando saiu de Cordisburgo, cidade de seu avô e de Guimarães Rosa, no interior de Minas Gerais, com uma bicicleta de 21 marchas e muita disposição. Na mochila, apenas um saco de dormir, máquina fotográfica, baterias, filmes, roupas e documentos. Com pouco recurso, a viagem teve início com menos de um quarto da verba estimada, mas isso e nem a falta de equipamentos apropriados, não impediram que Argus pedalasse pelo mundo, conhecendo novas culturas, até chegar novamente a Cordisburgo, em 2005.

A Escola do Mundo
Argus, 34 anos, já tem novos planos para 2010. Dando continuidade ao projeto educacional “Pedalando e Educando”, o arquiteto iniciará em janeiro do próximo ano “A Escola do Mundo”, um projeto que visa o relato de histórias e exposições fotográficas itinerantes em cidades do Norte e Nordeste do Brasil. O objetivo é continuar dividindo os conhecimentos adquiridos durante o tempo que esteve viajando de bicicleta pelo mundo.

SERVIÇO – LANÇAMENTO
São Paulo (SP)
Data: 03 de novembro de 2009
Horário: 19h
Local: Unidade Provisória SESC Avenida Paulista
ENDEREÇO: Avenida Paulista, 119
Estação Brigadeiro do Metrô
Fone: (11) 3179-3700
www.sescsp.org.br
Estacionamento conveniado
Rua Leôncio de Carvalho, 98.
R$ 7,00 pelo período de 4 horas.

Sobre o autor
Argus Caruso Saturnino nasceu em Belo Horizonte, em 1974. Formou-se em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2000 e trabalhou em escritórios no Brasil, Espanha e Bélgica. Antes da viagem de volta ao mundo de bicicleta, pedalou pelos caminhos de Minas, Rio e Espírito Santo. Rodou a Europa e a África com a mochila nas costas e realizou a travessia do Atlântico, refazendo a rota de Pedro Álvares Cabral, na regata Brasil 500 anos. Atualmente, vive no Rio de Janeiro.

Sobre Edições SESC SP
As publicações das Edições SESC SP são pensadas e construídas em um longo processo de maturação e discussão, justamente por estarem envolvidas em projetos de largo alcance. Destacam-se aí as parcerias com outras instituições, tais como o governo, editoras e ONGs, ampliando os laços entre suas ações e a comunidade. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação. Com o intuito de expandir seu campo de ação, atendendo a um público cada vez maior, complementando o catálogo construído nos últimos anos e firmando-se cada vez mais como uma importante referência em publicações culturais no país. http://www.sescsp.org.br/loja

No comments: