27.10.09

FAAP Moda chega a sua sexta edição premiando novos talentos

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza hoje, 27 de outubro, às 21h00, a 6º edição do FAAP MODA, evento anual dedicado a premiar estudantes do curso de moda da FAAP. O Concurso FAAP MODA vai identificar os participantes como “novos talentos” da moda brasileira, criando um cenário rico de experiências entre os alunos e os grandes profissionais do mercado nacional.

Seis estudantes finalistas irão desfilar suas coleções para um júri formado por personalidades, intelectuais da moda, da arte e do design, entre eles: Oskar Metsavaht, Jefferson Kulig, Alexandre Herchcovitch, Lilian Pacce, Marcelo Sebá, Arthur Casas, Ricardo Van Steen, Guto Lacaz, Tripolli, Flavia Lafer e como convidado especial Rob Phillips, creative director for the School of design& Technology at London College of Fashion, que vem ao Brasil especialmente para o evento.

A FAAP ofereceu todo suporte financeiro para a produção dos trabalhos que serão desfilados. Como novidade para esta edição o evento vai premiar um vencedor julgado pelo público presente através de votação eletrônica.

O evento ainda conta com um blog http://www.faapmoda.blogspot.com/, que se transformou em um canal aberto entre os estudantes de moda, arquitetura e design da Fundação e de outras instituições, além de formadores de opinião.

O FAAP MODA lançou nomes importantes como Fernanda Yamamoto, 26 anos. Jovem estilista que desfila atualmente no calendário Rio Fashion Week. Fernanda foi vencedora da primeira e segunda edições do FAAP Moda.

Compromisso com a moda
Desde a década de 1980, quando lançou seu primeiro curso livre de modelagem, a FAAP apresenta uma bem-sucedida história ligada à moda, pontuada por promoções de desfiles de renomados estilistas brasileiros, como Reinaldo Lourenço e Valdemar Iodice, e internacionais, como Pierre Cardin, Oscar de La Renta e Christian Lacroix.

Reconhecida por sua tradição de qualidade de ensino, a FAAP tem na moda um compromisso. Sua missão é levar os alunos a conhecer o mercado, desenvolver produtos, montar coleções e dirigir negócios.

Desde 2008, a FAAP oferece a graduação em Design de Moda. O curso vem ao encontro de uma necessidade do mercado por educação em moda, oferecendo ao aluno a possibilidade de vivenciar uma experiência teórico-prática a partir de disciplinas inovadoras no Brasil, como Figurino, Joalheria, Sapatos e Acessórios, Cenografia e Biônica na Moda.

Além da graduação, a Fundação continua oferecendo o seu curso Seqüencial em Moda com duração de dois anos, que possibilita ao aluno complementar seus estudos na Europa em função do convênio que mantém com a ESDY-Barcelona.

Pós-Graduação
Em 2005, a Faculdade de Artes Plásticas lançou seu primeiro curso de Pós-Graduação em Direção de Criação em Moda. Seus objetivos principais são expandir os horizontes profissionais para designers de alto nível e facilitar sua inserção nas empresas do setor, estimular pesquisas inovadoras em linguagens de moda e enfatizar a interação entre as novas tecnologias têxteis industriais e o design de moda.

O curso procura estimular o intercâmbio entre tradição, tecnologia, arte, artesanato e produção em série. Seu público-alvo é formado por designers de moda, artistas plásticos e profissionais que atuam no mercado da moda ou que utilizam a moda como linguagem.

Em 2006, a Faculdade lançou o MBA Gestão Estratégica em Moda, que forma profissionais de gestão para ocupar posições de direção em empresas da indústria têxtil, vestuário e afins, fortalecendo a posição do Brasil no cenário internacional como um novo formador de mão-de-obra especializada em moda.

O programa aborda as principais necessidades da indústria da moda brasileira e internacional e as mais modernas técnicas de gestão, levando em conta o novo momento do mercado, cujas marcas passam a fazer parte de grupos de investimentos, necessitando, portanto, de profissionais capazes de desenvolver uma visão estratégica do negócio, aliando os elementos de gestão às dimensões do design e da comunicação.

No comments: