13.10.09

Exposição “Cinema de Animação”



Três anos antes dos irmãos Lumière apresentarem o protótipo do que viria a se tornar o cinema como o conhecemos hoje, o cientista francês Charles-Émile Reynaud surpreendia o mundo com a exibição do primeiro desenho animado. O momento histórico, ocorrido em Paris, em 1892, é lembrado todo dia 28 de outubro - mesma data do evento parisiense -, com o Dia Internacional da Animação.

Em homenagem a essa arte que reúne uma legião de fãs de todas as idades, até 18 de outubro, o Shopping Taboão realiza a exposição grátis “Cinema de Animação”. A mostra traz fotos, desenhos, esboços e esculturas para o desenvolvimento de personagens de produções antigas e rudimentares, passando pela genialidade de Walt Disney até o cinema de animação digital em 3D, e réplicas dos primeiros instrumentos utilizados para dar a ilusão de movimento às figuras estáticas.

Além disso, aos finais de semana, especialmente para a garotada, serão oferecidas oficinas de modelagem com massinha, desenhos para colorir e de brinquedos ópticos, com destaque para a construção do Thaumatrope, um dos primeiros brinquedos de animação, aprendendo sobre seu funcionamento e a produção de desenhos animados.

Entre as curiosidades que poderão ser vistas pelos visitantes, estão várias “engenhocas”, como: o Fenaquistoscópio (1832), o Zoetrope (1834), o Praxynoscópio (1876) e o Teatro Óptico (1888), um aperfeiçoamento do Praxynoscópio, que combina lanterna e espelhos para a projeção das imagens em uma tela.

Paralelamente à Mostra, serão exibidos desenhos e curtas metragens nacionais, criados por estúdios da atualidade. As sessões acontecem todos os dias, no horário de funcionamento do shopping.

Serviço:
Cinema de Animação - Até 18 de outubro
diariamente no horário de funcionamento do shopping
(de 2ª a sábado das 10h às 22h/domingos e feriados, das 12h às 20h)
Oficinas: aos sábados, das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 20h.
SHOPPING TABOÃO - Rodovia Régis Bittencourt, km 271,5 – Taboão da Serra/ SP
ESTACIONAMENTO (PREÇO ÚNICO): R$ 3,50 (carro)/ R$ 2,00 (moto).
INFORMAÇÕES: Tel.: (11) 2699-4000 - SITE: www.shoppingtaboao.com.br

No comments: