5.10.09

Universidade Cidade de São Paulo lança curso de Produção Cultural

A Universidade Cidade de São Paulo – UNICID acaba de lançar o curso tecnológico em Produção Cultural, cujo início está previsto para fevereiro de 2010, no período noturno. Com duração de seis semestres, ele formará profissionais especializados em produzir, organizar e promover eventos e produtos artísticos, culturais, esportivos e de divulgação científica.

“As atividades de quem atua nesta área são muito abrangentes e vão desde a pesquisa, planejamento, curadoria, captação de recursos, execução, controle, avaliação e promoção de espetáculos, entre outras, tanto em instituições públicas como privadas”, explica o Prof. Rinaldo Zaina Jr., coordenador da Área Tecnológica de Turismo e Hospitalidade da UNICID, área em que o novo curso está inserida.

O curso da UNICID é formado por seis módulos e desenvolve competências sobre as diferentes áreas que fazem a interface com a Produção Cultural, tais como: Turismo, Eventos, Comunicação, Marketing, além de temas específicos da área da Cultura – História da Arte, Sociologia e Antropologia, Ética e Gestão de Projetos, entre outras. Além disso, estão previstas temas que darão uma visão panorâmica sobre a evolução dos diversos segmentos que compõem este universo da Economia Criativa: Audiovisual; Artes Visuais; Artes Cênicas; Crítica de Arte; Multimeios; Música e Patrimônio.

Mercado de trabalho - Zaina esclarece que o tecnólogo em Produção Cultural poderá atuar em diversas funções: produtor autônomo (free-lancer), monitor de arte educação, consultor de projetos curatoriais, colaborador em organizações culturais, como museus, teatros, institutos, fundações, centros culturais e organizações do terceiro setor e em empresas privadas que investem e apóiam iniciativas de arte e cultura.

É possível ainda trabalhar em órgãos públicos, como Secretarias de Cultura, de Turismo ou de Serviço Social, onde o profissional desenvolve ações culturais, como a Virada Cultural de São Paulo, em projetos similares ao TurisMetrô, e em programações voltadas à inclusão e valorização da diversidade sociocultural.

A UNICID está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2010. Mais informações no www.cidadesp.edu.br

No comments: