20.11.09

Bienal Brasileira de Design - Curitiba 2010


Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Fiep, Cláudio Gastal, presidente do Movimento Brasil Competitivo, e Geraldo Pougy, diretor do Centro de Design PR, assinam termo que marca início dos trabalhos para a Bienal 2010.


Parceria entre Centro de Design Paraná, Fiep, MDIC e MBC marca início do trabalho O Centro de Design Paraná, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) promoveram o pré-lançamento da Bienal Brasileira de Design Curitiba 2010, na noite de terça-feira, 17. As organizações assinaram um termo de cooperação, que marca o início dessa parceria, cujo resultado será a realização do principal evento dessa área no país, entre setembro e outubro de 2010, na capital paranaense. O tema da Bienal, que conta ainda com o apoio do Ministério da Cultura, será “Design, Inovação e Sustentabilidade”.

Para o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, a realização da Bienal em Curitiba é uma grande notícia. "Queremos desenvolver em outras áreas esta competência que o designer tem de olhar os processos como um todo", afirmou Rocha Loures.


O diretor presidente do Movimento Brasil Competitivo, Cláudio Gastal, explicou que a terceira edição da Bienal ainda está em processo de planejamento e enfatizou a importância do envolvimento das lideranças de instituições públicas e privadas para o sucesso desse evento. "Estamos começando o processo de mobilização para a construção dessa grande ação, em que Curitiba vai respirar design. É importante que a sociedade participe, pois os frutos gerados por um encontro como esse são para todo o país", disse.

O pré-lançamento aconteceu durante a abertura da Top Innovation – Feira Internacional de Tecnologia e Inovação, evento promovido pela Fiep que termina no dia 19 de novembro.

Proposta
A ideia da bienal, que terá curadoria geral de Adélia Borges, é apontar tendências, provocar discussões, propiciar a capacitação e promover o melhor da produção nacional no período.
Uma mostra principal será realizada na Fiep e uma série de eventos paralelos serão desenvolvidos com o apoio de parceiros locais. “O objetivo é fazer Curitiba ‘respirar’ design e inovação. E como consequência, atrair a mídia nacional e internacional, mostrando o grande potencial criativo, econômico, bem como a capacidade e a competitividade que as empresas brasileiras estão buscando através de seus produtos e serviços”, explica a diretora de projetos do Centro de Design Paraná, Letícia Castro Gaziri.

No comments: