20.11.09

Panamericana Escola de Arte e Design domina premiação da ABD

A Panamericana Escola de Arte e Design foi o grande destaque da 13ª Edição do Prêmio Novos Talentos da Associação Brasileira de Design de Interiores. A escola, localizada em São Paulo, teve quatro alunos entre os cinco finalistas da categoria Novos Clientes, cuja proposta era criar um projeto comerecial para uma loja de calçados em um shopping center com público das classes A e B, predominantemente feminino. A eleição reuniu dezenas de instituições de ensino de todo o Brasil.

O projeto vencedor da competição (foto), da aluna Maria Carolina Bergocce, do 3º ano do Curso de Design de Interiores da Panamericana Escola de Arte e Design, que contou com orientação da professora Rita de Cássia Molina, primou pelo equilíbrio entre objetividade e sofisticação. Usando materiais como seda, vidro, espelhos e um grande lustre central, Maria Carolina procurou criar um ambiente limpo e amplo, mas com o charme que toda mulher busca em um espaço desse tipo.

O local ainda ganhou móveis em madeira com linhas retas marcadas, que transmitiam o conceito da mulher moderna, determinada e segura de suas escolhas. Outro cuidado da aluna foi com a funcionalidade. As bancadas laterais e do fundo da loja ganharam portas de correr para tornar a passagem de clientes e funcionários mais fácil e confortável.

Como primeira colocada, Maria Carolina ganhou um notebook e uma anuidade da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD). Além disso, ela e os demais alunos da Panamericana finalistas do prêmio - Karine Aparecida Santos Silva, Vivian Nascimbeni e Ivone Gritzbach -, também terão seus projetos publicados na edição de dezembro de 2009 da Revista Viver Bem.

Eduardo Rodrigues, coordenador do Curso de Design de Interiores da Panamericana, destacou a importância desse prêmio.
“Todos os prêmios acabam fazendo parte do histórico dos alunos, mas esse se torna muito importante por ser promovido pela ABD e por concorrer com projetos de todas as escolas do Brasil”, disse.

Para ele, o resultado comprova que a metodologia de ensino da Panamericana é a mais adequada ao exigente mercado de trabalho. “No cenário atual, há uma carência por projetos originais e a criatividade acaba se tornando o grande diferencial para uma carreira de sucesso. Na Panamericana, desenvolvemos o potencial criativo de cada um”, completa.

PARA VER DE PERTO
Começa nesta quinta-feira (19/11), na sede da Rua Groenlândia - nº 77, uma exposição que reúne o que de melhor foi produzido pelos alunos da Panamericana Escola de Arte e Design em 2009 nos cursos de artes plásticas, fotografia e design.

Entre os trabalhos expostos no evento estarão os quatro finalistas da 13ª Edição do Prêmio Novos Talentos da Associação Brasileira de Design de Interiores e mais trinta trabalhos, também de alunos da escola, mas que não chegaram a concorrer ao prêmio. Eles foram selecionados pela coordenação do curso de Design de Interiores entre os 60 inscritos para candidatar-se ao prêmio.

A mostra reúne ainda projetos em Design de Interiores para um estande de eventos feito especialmente para a Revista Vogue, um cartaz para o Toronto Film Festival (festival de cinema brasileiro sediado no Canadá) e uma nova identidade visual para o “Mercadão”, em concurso realizado com alunos do curso de Design Gráfico, além de fotografias e telas de pinturas inspiradas na cultura francesa, em homenagem ao Ano da França no Brasil.

A entrada é gratuita e os trabalhos ficam expostos a partir do dia 23 de novembro. O horário de visitação é de 2ª a 6ª, das 9h às 21h30, e aos sábados, das 9h às 12h30. Domingos e feriados não abre.

No comments: