11.11.09

FutureBrand cria proposta de valor e identidade visual de Cielo, marca que substitui a VisaNet



A VisaNet Brasil, empresa que gerencia o relacionamento com toda a rede de estabelecimentos comerciais habilitados a aceitar cartões Visa no país, mudou de nome e passa a se chamar Cielo. Os trabalhos de reformulação da proposta de valor, o naming e a identidade visual foram desenvolvidos pela consultoria em branding FutureBrand.

A adoção do nome Cielo, diferentemente de outras empresas do setor, mostra a opção por um termo menos descritivo, mais associativo e abstrato, que permite a construção de um significado próprio sem criar restrições às suas áreas de atuação. A mudança também propicia a criação de uma identidade própria para a Companhia, que sempre esteve associada à marca de um dos seus acionistas (Visa).

O projeto desenvolvido pela FutureBrand consumiu mais de um ano, envolvendo ativamente o marketing, a diretoria e acionistas da VisaNet. A proposta de valor totalmente alinhada ao futuro da Companhia, assim como as soluções de nome e identidade visual adotadas, colocam Cielo em uma posição única, assumindo um espaço muito bem demarcado e diferenciado em seu mercado, comunicando uma mudança efetiva.

Assim, a nova marca reforça pilares que a Companhia pretende explicitar em sua atuação: agilidade nos seus movimentos; amplitude, cobrindo um território muito amplo com segurança e ousadia; crescimento permanente, para si e seus parceiros, indo além dos limites, inovando sempre. Cielo busca um vínculo mais emocional com seus parceiros, tangibilizando a essência da marca: tornar possível. O céu é amplo, infinito, um espaço para altos vôos e, portanto, amplas possibilidades.

A nova marca busca ainda ressaltar a diversidade de serviços e o atendimento a demandas que venham de negócios de qualquer porte, setor econômico ou lugar. Nesta nova fase, a proposta de valor de Cielo define uma marca que se envolve profundamente com seus clientes, que conhece bem suas necessidades e assume compromissos que adicionem valor para seus negócios.

A marca reforça valores inerentes aos serviços que presta e se firma como uma empresa merecedora da confiança de consumidores e comerciantes, empregando os mais exigentes protocolos de segurança para garantir a integridade e a infalibilidade das transações. Neste ponto, Cielo aponta para o desenvolvimento de tecnologia para formatar soluções que agilizem e impulsionem as transações e os relacionamentos, dominando questões complexas e oferecendo respostas robustas, porém simples.

Na definição visual da logomarca de Cielo, um dos desafios da FutureBrand foi o de, conforme a proposta de valor, diferenciá-la das demais empresas do setor. As cores e o desenho trazem associações com tecnologia e modernidade e transmitem atributos importantes para o relacionamento da marca com os seus diferentes públicos, como envolvimento, assertividade e proximidade.

DESENVOLVIMENTO - O trabalho dos profissionais da FutureBrand e VisaNet foi executado em três fases: 1) Investigação: na qual se realizaram entrevistas extensas e profundas com todos os executivos e lideranças, análises do setor e alinhamento com o planejamento estratégico da Companhia; 2) Solução/proposta de valor: após amplos estudos do público-alvo primário e dos objetivos estratégicos da Companhia, foram estabelecidos os pilares e a promessa da marca; 3) Criação: rodadas de avaliações e discussões para a escolha do nome, pesquisas com o público-alvo e elaboração da identidade visual.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há sete anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata. A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.

A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam o valor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, O Boticário, Brookfield, Comgás, Garoto, Grupo Ibmec, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, VisaNet, Votorantim e Whirlpool. Alguns exemplos de trabalhos com marcas conhecidas são a proposta de valor e a nova logomarca da rede Pão de Açúcar, a arquitetura de marcas do Grupo Ibmec Educaional, a criação de Taeq (Grupo Pão de Açúcar) e Sollys (Nestlé). A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

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