5.11.09

Les Garçons apresenta pinturas de figura humana em recorte contemporâneo

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Primeira exposição individual da artista Carolina Paz retrata indivíduos consumíveis; uma das obras é finalista do concurso Olheiro da Arte, com curadoria de Fernando Cochiarale

De 16 de novembro a 18 de dezembro, na galeria da ABRA Vila Mariana

Um diálogo entre a fotografia e a pintura, através do retrato de indivíduos consumíveis, banais. Em sua primeira exposição individual, a artista visual Carolina Paz apresenta figuras humanas pintadas a óleo sobre tela e sobre papel. Antoine, Guillaume, Louis, Marc, Yves, Jacques e Jean compõem Les Garçons, série de trabalhos realizados em 2009 - e que dão título à mostra, em cartaz na galeria da Academia Brasileira de Arte (ABRA) da Vila Mariana, de 16 de novembro a 18 de dezembro.

As sete obras (cinco de 35,7 cm x 25,3 cm; dois de 173 x 157 cm) foram feitas a partir de fotografias que a própria artista tirou de um amigo, na Lagoa da Conceição (Florianópolis), em 2004. “A pintura me dá a possibilidade de me apoderar da imagem, mais do que a fotografia”, afirma Paz, integrante do Núcleo ABRA de Arte Contemporânea. Um dos trabalhos desta série, o garçon Antoine, é finalista do concurso Olheiro da Arte (www.olheirodaarte.com.br), com curadoria de Fernando Cochiarale, que está revelando novos artistas que terão seus trabalhos expostos em mostra coletiva em 2010, no Rio de Janeiro.

Para o curador, o artista plástico e professor Rubens Pontes, “as pinturas apresentam o prazer em sua feitura, utilizando velaturas, passagens tonais, um tratamento aveludado e um controle de luminosidade que se encontra em seu interior. Relações táteis são suscitadas ao olhá-las, ao saborear sua superfície”. Les Garçons são os trabalhos mais recentes da artista, e que melhor demonstram seu pensamento, hoje.

Sobre a artista
Radicada em Campos do Jordão, onde tem seu atelier, a paulistana Carolina Paz, 33, começou a pintar em 2004. Nutrindo forte identificação com a antropologia humana, sua graduação em ciências sociais a levou a produção de imagens; primeiro, a fotografia, depois, a pintura, com a qual atinge o máximo da manipulação/apropriação da imagem. “Para mim não tem Photoshop que bata a liberdade que tenho na pintura”, comenta.

Suas referências são Cindy Sherman, Gerhard Richter, Edward Hooper “Jamais usei a tinta direto dos tubos: pra mim, um dos baratos da pintura é brincar com as cores. Em minhas obras não há ‘cor pura’. O branco, por exemplo, não é o ‘branco puro’ em momento algum: é sempre um tom acinzentado e, por enquanto, não uso preto. Eu o invento nas minhas misturas coloridas”, completa.

Les Garçons é a primeira individual de Carolina Paz, que participou, em 2008, com um site-specifc na Mostra SUBLIME (Galera Emma Thomas, São Paulo), e com pinturas em acrílica, feitas entre 2005-2007, no Salão de Artes Plásticas de São Bernardo do Campo e, em 2007, na exposição Casa Tomada, na ABRA.

Les Garçons
Exposição de pinturas de Carolina Paz
ABRA – Vila Mariana – Rua Domingos de Morais, 2267
16 de novembro a 18 de dezembro
seg à qui, das 9h às 21h; sex, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 14h
Entrada franca
www.abra.com.br/vilamariana

Para ver as obras:

No comments: