8.2.10

Festival celebra cultura brasileira em Londres

A maior celebração da arte brasileira já ocorrida no Reino Unido foi anunciada hoje, em Londres, pelo presidente mundial do HSBC, Steven Green. O Festival Brasil é um megaevento de arte e cultura brasileira que o banco promoverá na capital inglesa durante o verão europeu. A festa reunirá de 19 de junho a 5 de setembro uma intensa programação com importantes nomes da MPB, artes visuais, dança, literatura e cinema. Espetáculos, debates e exposições ocorrerão em ambientes fechados e ao ar livre do Southbank Centre, principal centro de artes da Inglaterra, incluindo o Royal Festival Hall, Queen Elizabeth Hall, Hayward Gallery e Purcell Room.

Além de nomes internacionalmente conhecidos da cultura nacional, o Festival Brasil levará a Londres uma nova onda de jovens talentos da arte brasileira. “Vamos trazer para Londres a vida colorida e alegre do Brasil”, adianta Jude Kelly, diretor artístico do Southbank Centre. Segundo ele, além de levar a atmosfera de carnaval do Brasil para o centro de arte londrino, o evento também fará um tributo à arte gráfica e ao grafite, que marcam a paisagem urbana das principais cidades do País. "Nosso objetivo é encontrar o que está no coração da cultura brasileira hoje, o que o país está pensando e falando”, diz Kelly.

O Festival Brasil faz parte do compromisso do HSBC em realizar o intercâmbio cultural e aprofundar o conhecimento de diferentes culturas, principalmente de países de economias emergentes. Em 2008 e 2009 o banco levou para Londres eventos similares sobre cultura e arte da China e Índia, respectivamente.

"O programa de intercâmbio cultural do HSBC alinha as necessidades e interesses de nossos clientes com a compreensão mais profunda de um determinado mercado e sua cultura. Este ano o foco está no Brasil, que provou sua capacidade econômica em face da crise financeira mundial e será assunto do interesse global ao sediar tanto a Copa do Mundo 2014 como os Jogos Olímpicos de 2016”, afirma Stephen Green. Seguindo ele, o Festival Brasil no Southbank Centre será uma celebração à vibração e emoção do Brasil moderno.

“O intercâmbio cultural com países de economias emergentes, como Índia, China e Brasil, reflete nossa convicção de que, com a compreensão da cultura de um país, mais fortes poderão ser as relações comerciais internacionais estabelecidas com ele”, conclui Green.

Principais destaques do Festival Brasil
- O cantor Gilberto Gil realiza dois shows no Queen Elizabeth Hall.
- Maria Bethânia canta no Royal Festival Hall em 17 de julho.
- Tom Zé e Os Mutantes se apresentam no Royal Festival Hall em 18 de julho.
- O diretor Fernando Meirelles realiza debate com o ator Ralph Fiennes, que atuou em seu longa “O Jardineiro Fiel”.
- O ex-jogador e colunista Sócrates e o compositor José Miguel Wisnik falam sobre literatura no Queen Elizabeth Hall, no evento Palavras da Literatura Brasileira.
- Na literatura, também participam o escritor Milton Hatoum, o poeta e músico Arnaldo Antunes, bem como os jovens escritores João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy e os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Ba
- O artista plástico Ernesto Neto expõe suas esculturas dentro e fora da Hayward Gallery.
- Os estilistas Irmãos Campana expõem instalações feitas a partir da ráfia brasileira no Festival Terrace (área externa no Royal Festival Hall).
- Apresentações ao ar livre do grupo AfroReggae, com oficinas de percussão.
- Gringo Cardia mostra o estilo do design gráfico e a arte de rua do Brasil com exposições espalhadas por todo Southbank.

Sobre o programa de intercâmbio Cultural do HSBC
Como banco de atuação internacional, o HSBC incentiva e promove a disseminação de diferentes culturas em todo o mundo por meio de seu programa de intercâmbio cultural. O banco acredita que, para construir relações de trabalho bem sucedidas, é importante entender os diferentes pontos de vista e valores de seus funcionários e clientes. Por considerar que este intercâmbio pode gerar benefícios para os negócios, o HSBC adota a política para todas as formas de arte, desde a culinária, língua e literatura até a dança, artes de rua e todas as formas de música.
www.hsbc.com /culturalexchange

No comments: