8.2.10

Ribeirão Preto recebe exposição que alia design e respeito ao meio ambiente

Quarenta dos mais importantes designers do Brasil foram desafiados a desenvolver peças inéditas que aliem estética, funcionalidade, proteção aos recursos naturais, redução de emissão de produtos poluentes, durabilidade e respeito às questões sociais e culturais. O resultado desse exercício poderá ser conferido também em Ribeirão Preto, de 5 de fevereiro a 7 de março, no Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP).


Essa é a primeira vez que a cidade recebe uma edição do Design & Natureza, já tradicional na capital paulista e que esteve sediada no Shopping D&D, de 22 de setembro a 4 de outubro de 2009. A mostra é aprovada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, teve o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto por meio do MARP e patrocínio da Leo Madeiras e do Grupo São Martinho, que atua na região de Ribeirão Preto. A realização em São Paulo e na cidade é da Origem Produções. “A nossa proposta é facilitar o acesso do interior ao design inovador, de qualidade e que seja produzido com responsabilidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem.

Com uma história que começou bem antes da palavra sustentabilidade entrar na moda, o Design & Natureza teve sua primeira edição em 1999, já com o objetivo de estimular e divulgar práticas de projeto que contribuam para o desenvolvimento sustentável do planeta. “Procuramos incentivar o designer a pensar de maneira diferente e avaliar melhor todo seu processo de criação; ao mesmo tempo, estimulamos as pessoas a adotarem um hábito de consumo mais consciente”, diz Christian Ullmann, um dos idealizadores e curadores da mostra.

Na exposição, estarão presentes grandes nomes do design brasileiro, como Fernando Jaeger, autor da cadeira petit, que estrelou a última campanha da Vivo; Pedro Paulo Santoro Franco, entre outros.

Artistas de outros estados do Brasil também marcam presença na 7ª edição do Design & Natureza. Alguns exemplos são Alex Mont’Elberto, de Pernambuco; Bernadete Brandão, do Paraná; Claudio Matos Fonseca, do Rio Grande do Sul; Ricardo Barddal, de Santa Catarina; e Virgínia Moraes, do Rio de Janeiro.

Para desenvolver os produtos, os profissionais participaram de workshops e foram orientados durante meses pelos curadores Christian Ullmann e Marili Brandão a utilizarem os critérios do design sustentável (veja abaixo). Não houve restrições em relação aos materiais utilizados como matéria-prima, só precisavam ser de origem renovável ou reciclados.

Um dos resultados desse trabalho são os vasos e castiçais criados pelo designer Pedro Petry, que utilizou como matéria-prima madeiras de cafezeiro de uma pequena fazenda de Itu, no interior de São Paulo. Os pés de café, com mais de 60 anos de vida, tinham sido cortados para dar espaço ao cultivo de cana-de-açúcar e seu destino era, provavelmente, forno de padaria ou aterro sanitário. Petry adquiriu o material e com ele criou novos produtos.

Na exposição, os visitantes poderão conferir peças inéditas com diversos conceitos, formatos e utilidades, como luminárias, móveis, tapetes, joias, objetos de decoração e até projetos arquitetônicos. Em comum, os projetos têm apenas a concepção do produto, que deve considerar muito mais do que estética e funcionalidade.

Critérios do design sustentável
  • Proteção aos recursos naturais
  • Redução da emissão de produtos poluentes
  • Política socioambiental
  • Reciclagem e ciclo fechado
  • Facilidade de conserto e atualização
  • Estética e durabilidade
  • Multifuncionalidade
  • Respeito à cultura e à ética
Prêmio Ecoleo de Design
Durante a mostra Design & Natureza, estarão em exposição também os três primeiros produtos finalistas do Prêmio Ecoleo Design, concurso que avaliou peças de profissionais e estudantes de todo o Brasil com utilização de madeiras certificadas pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC.

Participaram do concurso 327 projetos de 17 estados brasileiros, que propuseram desde joias até projetos arquitetônicos. Numa primeira etapa, foram selecionados 46 projetos para elaboração dos protótipos. Na segunda etapa do concurso, esses protótipos foram analisados e 35 finalistas definidos.

Patrocinadores sustentáveis
Seguindo a linha do respeito à sustentabilidade incentivada pelo Design & Natureza, os patrocinadores do evento também adotam medidas para preservações dos recursos naturais. A EcoLeo, projeto pioneiro da Leo Madeiras, é a primeira revenda de madeira certificada FSC da América Latina e a terceira do mundo. Já o Grupo São Matinho, organização com três usinas de açúcar e álcool e uma unidade de negócio de biotecnologia, reaproveita todos os seus resíduos industriais e agrícolas, analisando e desenvolvendo alternativas que substituem ou complementam fertilizantes minerais ou herbicidas comerciais para o cultivo da cana-de-açúcar e controle de pragas.

Sobre a Origem Produções – A empresa atua na produção cultural em diversas modalidades como teatro, dança, restauro, música, artesanato, oficinas, entre outras atividades. Os trabalhos são realizados por meio de leis de incentivo fiscal, promovendo e fomentando projetos culturais em diversas regiões do Brasil, como a revitalização do Cine Theatro Carlos Gomes de São Simão, a reforma do Cine Teatro Serrana, 5º Festival de Teatro TPC, Exposição Jovens Designers, Oficina Nômade, Festival Cultural Cinema de São Simão, entre outros. Para saber mais sobre a Origem Produções, acesse www.origemproducoes.com.br.

Serviço
Visitação
Permanência: 5 de fevereiro a 7 de março
Horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Local: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (Rua Barão do Amazonas, 323)

Exposição Design & Natureza – Alex Mont’elberto, André Marx, Augusto Citrangulo, Baba Vacaro, Bernadete Brandão, Camila Fix, Claúdia Araújo, Cláudio Rampazzo, Daniela Asdente, Eduardo Prado, Elizabeth Prado, Enzo Grinover, Estevão Toledo, Fabíola Bérgamo, Fernando Bottene, Fernando Jaeger, Flávio Borsato, Gustavo Souza Dias, Hugo França, José Roberto Hofling, Julia Krantz, Karim Akl, Karina Achôa, Kelley Brian White, Leo Mangiavacchi, Marco Antonio Gomes, Marko Brajovic, Maurício Lamosa, Miriam Andraus Pappalardo, Miriam Mirna Korolkovas, Nó Design, Oferenda Design, Oz Design, Pedro Paulo Santoro Franco, Pedro Petry, Pedro Useche, Projeto Taquara, Renata Meirelles, Ricardo Barddal, Sergio Fahrer, Silvia Grilli, Virginia Moraes e Zanini De Zanine Caldas.

Curadoria: Marili Brandão e Christian Ullman.

No comments: